Participamos do

Centro de Fortaleza vai ganhar plano de segurança com torre de monitoramento

Bairro será dividido em quatro regiões que contarão com 30 câmeras de monitoramento, cada uma. Projeto deve entrar em vigor em julho
23:36 | Fev. 21, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Centro de Fortaleza vai ganhar plano de segurança nos próximos meses. A informação foi anunciada nesta quinta-feira, 21, pelo vice-prefeito da Capital, Moroni Torgan (DEM). De acordo com ele, uma torre de monitoramento será instalada na praça José de Alencar e 120 câmeras espalhadas pelo bairro, que será dividido em quatro quadrantes.

Após Fortaleza, bem como a Região Metropolitana e o Interior, ter passado pela mais longa onda de ataques criminosos da história, Moroni foi duramente criticado por falta de ação. Com repercussão negativa, o vice-prefeito passou a coordenar operação de segurança dos ônibus coletivos – um dos principais alvos do crime.

Com o fim dos ataques no início deste mês, a ideia agora é trazer, além da segurança, a sensação de tê-la – para pelo menos para parte de Cidade –, conforme justificou Moroni ao O POVO Online. Nesta tarde, foi feito o anúncio do Projeto Centro Vivo, que visa instalar monitoramento e implantar patrulha da Guarda Municipal e da Polícia Militar nas ruas do bairro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Centralizadas na torre que ficará na praça José de Alencar, as imagens serão supervisionadas em dois monitores por quatro guardas municipais ou PMs. A proposta é dividir o Centro em quatro quadrantes. Cada um deles contará com dez câmeras institucionais e outras 20 particulares que já existem.

Todos esses quadrantes contarão com a participação dos voluntários da paz, os quais trabalham como segurança particular, instruídos pela Prefeitura de Fortaleza. “São pessoas pagas pelos comerciantes que vão ter um apito e um rádio de comunicação. A partir do momento em que sentirem qualquer problema, vão acionar o pessoal da Guarda e da PM, que vai chegar e resolver aquele problema”, explicou Moroni. Nas esquinas mais movimentadas pode haver ainda a instalação de cabines com dois voluntários.

“Isso é o que vamos basicamente fazer para retornar aquela sensação de segurança para o Centro da Cidade. Como o lugar é um dos maiores shoppings a céu aberto, está na hora da pessoa poder ir até lá e ter a sensação de segurança”, disse.

Ao todo, o projeto terá a participação de 138 agentes, entre guardas municipais e PMs. O prazo para implementação é até julho, “porque ainda tem que treinar os voluntários da paz”. “(Também) Tem que fazer a conjuntura entre o monitor e o patrulhamento, que de dia é com arma não letal e de noite é com arma mais letal para enfrentar quadrilhas mais perigosas”, complementou o vice-prefeito.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags