PUBLICIDADE
Notícias
INEP

Fortaleza tem a maior rede de educação básica no Nordeste

De acordo com dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2018, a Capital é a quarta do País, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus.

11:38 | 11/02/2019
Com 214 mil estudantes atendidos, Fortaleza tem a maior rede de educação básica no Nordeste. 
 (Foto: Mateus Dantas / O POVO)
Com 214 mil estudantes atendidos, Fortaleza tem a maior rede de educação básica no Nordeste. (Foto: Mateus Dantas / O POVO)

O Censo Escolar da Educação Básica de 2018, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em janeiro, aponta que Fortaleza tem a maior rede de ensino entre as capitais do Nordeste. Com 214 mil estudantes atendidos, a Capital vai na contramão de uma tendência nacional: enquanto no Brasil houve uma redução de 0,77% no número de matrículas em comparação com 2017, Fortaleza registrou um crescimento de 3,28%.

A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, avalia que o crescimento é resultado de “uma política educacional estruturada com foco no sucesso do aluno e na formação e valorização do professor”. Para Dalila, a expansão demonstra também “a credibilidade que as famílias fortalezenses têm na escola municipal de Fortaleza”.

Outros dados do Censo, regional e nacional, colocam Fortaleza em primeiro lugar entre as capitais do Norte e Nordeste em relação ao número de matrículas na educação infantil e na educação inclusiva. bem como a primeira capital do Brasil em matrículas no ensino em tempo integral. A Prefeitura afirma que continua investindo na melhoria de infraestrutura, com a construção de novas escolas, e na consolidação de programas de jornada ampliada.

O Censo Escolar

A pesquisa é o principal instrumento de coleta de dados sobre a Educação Básica no Brasil e é realizada em instituições públicas e particulares de todos os municípios. Ela abrange a diferentes etapas e fases da Educação Básica - Ensino regular (Ensinos infantil, fundamental e médio), Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação profissional. É atualmente coordenada pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação.

Redação O POVO Online