Participamos do

Fortaleza tem a maior rede de educação básica no Nordeste

De acordo com dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2018, a Capital é a quarta do País, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus.
11:38 | Fev. 11, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Censo Escolar da Educação Básica de 2018, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em janeiro, aponta que Fortaleza tem a maior rede de ensino entre as capitais do Nordeste. Com 214 mil estudantes atendidos, a Capital vai na contramão de uma tendência nacional: enquanto no Brasil houve uma redução de 0,77% no número de matrículas em comparação com 2017, Fortaleza registrou um crescimento de 3,28%.

A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, avalia que o crescimento é resultado de “uma política educacional estruturada com foco no sucesso do aluno e na formação e valorização do professor”. Para Dalila, a expansão demonstra também “a credibilidade que as famílias fortalezenses têm na escola municipal de Fortaleza”.

Outros dados do Censo colocam Fortaleza em primeiro lugar, tanto no regional e nacional, entre as capitais do Norte e Nordeste em relação ao número de matrículas na educação infantil e na educação inclusiva. bem como a primeira capital do Brasil em matrículas no ensino em tempo integral. A Prefeitura afirma que continua investindo na melhoria de infraestrutura, com a construção de novas escolas, e na consolidação de programas de jornada ampliada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Censo Escolar

A pesquisa é o principal instrumento de coleta de dados sobre a Educação Básica no Brasil e é realizada em instituições públicas e particulares de todos os municípios. Ela abrange a diferentes etapas e fases da Educação Básica - Ensino regular (Ensinos infantil, fundamental e médio), Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação profissional. É atualmente coordenada pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags