PUBLICIDADE
Fortaleza
ataques em fortaleza

Solicitada para reforçar segurança, Força Nacional será liderada por cearense a partir desta sexta

Coronel Aginaldo de Oliveira será o primeiro nordestino a assumir o comando da tropa

19:39 | 03/01/2019
Solicitada pelo governador Camilo Santana (PT) em apoio contra a onda de ataques promovidos por facções criminosas, a Força Nacional de Segurança será liderada por um cearense a partir desta sexta-feira, 4. O coronel da PM Antônio Aginaldo de Oliveira, comandante do Batalhão de Policiamento Especializado (BPE) da Polícia Militar do Estado do Ceará, é o primeiro nordestino a assumir o comando da tropa. A posse está prevista para 17 horas, segundo informações do secretário nacional da Segurança Pública, general Guilherme Theophilo.

(Foto: Arquivo pessoal)
De acordo com o militar, a ação da Força Nacional no Estado, caso seja aprovada, será facilitada com os conhecimentos do coronel sobre o Ceará. “Ele é profundo conhecedor do nosso estado”, ressaltou. 

Coronel

Nascido em Alto Santo, a 241,1 km de Fortaleza, o coronel atuou na Copa do Mundo 2014, Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016, além dos jogos Panamericanos e em operações de combate ao narcotráfico nas fronteiras do Paraguai e Bolívia.
O oficial é um "Caveira" por ter concluído o curso de Operações Policiais Especiais no Bope, no Rio de Janeiro, em 1995. O militar também tem curso de gerenciamento de crise na Polícia Militar de São Paulo, é graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército Brasileiro, bacharel em Segurança Pública pela academia Edgard Facó, da Polícia Militar do Estado do Ceará, é especialista em gestão de Segurança Pública na fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, fez curso de sobrevivência na Caatinga no Exército Brasileiro e treinamento em operações de alto risco da Swat Hollywood.

IGOR CAVALCANTE | JéSSIKA SISNANDO