Participamos do

Governo prorroga prazo para PMs da reserva se apresentarem no Comando Geral

A medida é obrigatória para os PMs que entraram na reserva há, no máximo, cinco anos e residem no Ceará
20:32 | Jan. 16, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O governador Camilo Santana estendeu até sexta-feira, 18, o prazo para apresentação de policiais militares (PMs) da reserva no Comando Geral da PM. O objetivo é reforçar a segurança contra os ataques criminosos que o Estado vem sofrendo. A data limite dada anteriormente era esta quarta-feira, 16. Aproximadamente 1,2 mil agentes devem ser convocados, segundo o Governo do Ceará.
  
O fator distância é o motivo da prorrogação. Segundo o Relações Públicas da PM, coronel Jano Marinho, houve dificuldade em contatar os policiais que moram principalmente no interior do Estado.
  
“Eles não acessam a internet e nós temos policiais em sua maioria com idades entre 55 e 60 anos. Hoje nós temos essa dificuldade de comunicação. Os meios de comunicação acabaram ajudando muito, mas a prorrogação se deve a razão desse fato”, declarou.
  
A medida é obrigatória para os PMs que entraram na reserva há, no máximo, cinco anos e residem no Ceará. 
  
Quem não cumprir a ordem responderá administrativamente por transgressão disciplinar. Quem estiver impossibilitado de trabalhar precisa levar um atestado médico e passar por uma avaliação na corporação.
  
Uma lei aprovada na Assembleia Legislativa nesse sábado, 12, durante o recesso parlamentar, regulamentou a decisão. Os policiais da reserva que voltarem a trabalhar receberão uma gratificação.
  
Na última terça-feira, 15, teve início a apresentação no quartel. Os que já comparecem, deveriam ter começado a trabalhar hoje, 16. Mas atrasos na preparação das fardas e coletes impossibilitaram as atividades. De acordo com Marinho, os agentes devem retornar às ruas até sexta-feira, 18, tendo sido feitos os ajustes.
  
Os policiais serão designados apenas para reforçar o policiamento na Capital, inicialmente. Se necessário, podem ser deslocados para o interior do Estado.
  
Desde o início da onda de ataques no Ceará, em 2 de janeiro, foram confirmados 206 atentados em 46 dos 184 municípios cearenses. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, 383 pessoas foram presas por envolvimento nos crimes.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente