Participamos do

Dia Mundial da Lógica é comemorado em mais de 30 países

No Ceará, um encontro na sede da Funcap comemorou a data. Criado este ano em 33 países, o Dia Mundial da Lógica é celebrado em parte do Mundo com discussões sobre a importância do desenvolvimento da disciplina para o saber científico.
23:46 | Jan. 14, 2019
Autor Angélica Feitosa
Foto do autor
Angélica Feitosa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os caminhos percorridos pelos primórdios filosofia, desde Aristóteles (384 a.C. a 322 a.C) até Platão (428/427a.C a 348/347 a.C), ajudaram a dar norte fundamental ao sentido da lógica como disciplina compreendida hoje. “Ela é um campo do conhecimento. É pertencente e tem conexões com várias áreas, desde a filosofia, à ciência da computação e à matemática”, informa o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), professor Tarcísio Pequeno. A instituição foi sede para o Dia Mundial da Lógica: racionalidade, compreensão e inteligência, na manhã de ontem, na Cidade dos Funcionários.
  
Este é o primeiro ano em que a lógica é celebrada. Eventos semelhantes, de discussão entre a filosofia e as diversas áreas do conhecimento científico, ocorreram ontem em 33 países ao redor do Planeta. Os grupos se conectam por meio da Logica Universalis Association, grupo que reúne entidades, acadêmicas ou não, ligadas ao tema e é responsável pela promoção de eventos e competições da disciplina. Há ainda outra razão: pelo calendário juliano, promovido pelo líder romano Júlio César entre os anos de 45 a 1582 d.C., 14 de janeiro é data de comemoração do Ano Novo.
  [FOTO1]
“Unificar todos os lógicos em um dia, no início de cada ano, é uma boa maneira de impulsionar a lógica”, assinala Tarcísio, que é professor emérito do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os encontros sobre o tema tiveram e terão o intuito de incentivar o desenvolvimento de pesquisa em lógica, tornar a disciplina mais conhecida entre os pesquisadores de todos os campos no local e, principalmente, tornar o trabalho dos estudiosos da disciplina, ou sejam, dos lógicos mais difundido.
  
Custódio de Almeida tem uma formação acadêmica que perpassa o estudo do método. As duas graduações, em Ciências da Computação (UFC) e em Filosofia (Uece); a especialização em Lógica e Linguagem (UFC); o mestrado em Ciências Sociais (UFC) e o doutorado em Filosofia (PUC-RS) mostraram ao hoje vice-reitor da UFC que todos os campos das ciências se fundem em algum momento. “Apesar de a lógica ser uma disciplina específica, não existiria computação sem lógica, ciência sem lógica, construção de naves, de prédios (sem lógica)”, aponta.
  
O professor define ser necessário que todos sigam a mesma regra para que se aceite esse resultado em uma determinada disciplina. Há, segundo afirma, várias regras dentro da lógica, mas todas obedecem a critérios de produção científica “A lógica é um jogo que foi logicamente construído. É um grande acordo racional e, quando se adere a esse acordo, estamos sendo lógicos. Quando a gente quebra esse acordo, estamos quebrando a lógica”.
  
Países que definiram 14 de janeiro como Dia Mundial da Lógica:
  
Polônia, Brasil, Estados Unidos, Rússia, Turquia, Vaticano, Hungria, Tunísia, Bulgária, Índia, Croácia, Itália, Grécia, Iran, México, Alemanha, Portugal, Espanha, França, China, Chile, Taiwan, Colômbia, Bélgica, Argélia, Dinamarca, República Checa, Kazaquistão, Canadá, Moldávia, Arábia Saudita, Ucrânia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente