Participamos do

Cliente que tiver fornecimento irregular de energia durante os ataques no Ceará pode procurar o Decon

Denúncias podem ser feitas por telefone, online e presencial
22:35 | Jan. 14, 2019
Autor Carlos Viana
Foto do autor
Carlos Viana Assistente Núcleo Opinião
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Consumidores que constatarem irregularidade no fornecimento de energia elétrica em decorrência da série de ataques no Ceará podem fazer denúncias no Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério Público do Ceará (MPCE).
 
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 85 3452-4505, no site, clicando aqui, ou, se preferir, na sede do órgão, localizado na rua Barão de Aratanha, 100, Centro de Fortaleza. Para as reclamações feitas por telefones ou na sede do órgão, o horário de atendimento é das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira.
[SAIBAMAIS] 
Para Ann Celly Sampaio, promotora de Justiça e secretária-executiva do Decon, o fornecimento de energia elétrica é um serviço essencial, não podendo ser interrompido. “Claro que ninguém imagina, por exemplo, que uma torre de energia pode ser destruída. Mas caso algo como isso aconteça, a Enel precisa regularizar o fornecimento o quanto antes", disse.
 
"Não podemos fazer com que pessoas como donos de frigoríficos e sorveterias, por exemplo, tenham prejuízo, além, claro, de pessoas que precisam de equipamentos elétricos para se manterem vivas,” esclarece. A promotora explica que se a energia elétrica não for normalizada o quanto antes, a empresa fornecedora poderá sofrer sanções, inclusive com multas.
 
Caso o cliente tenha algum equipamento elétrico danificado durante a falta de energia, deve apresentar nota fiscal quando for abrir a reclamação. “Na hora de abrir o procedimento, é importante que o consumidor informe o dia, local e período de interrupção do fornecimento de energia, bem como o protocolo junto à Enel. Precisamos que as pessoas façam as denúncias, para que tenhamos condições de defender seus direitos,” finaliza.
 
Procurada, a Enel Distribuição Ceará informou, por nota, que até o momento não foi notificada oficialmente pelo Ministério Público do Ceará. A empresa esclarece, também, que todos os serviços no Estado estão sendo realizados normalmente, mas que "diante dos episódios de violência e dos riscos para a integridade dos técnicos e da população, o atendimento em algumas áreas está sendo realizado com o apoio da Polícia Militar. A empresa reforça que a segurança de seus colaboradores é uma prioridade e que não está medindo esforços para realizar todos os atendimentos necessários o mais rapidamente
possível.”
  
A empresa encerra informando que, desde o início dos ataques, em 2 de janeiro, 11 carros de empresas parceiras da companhia já foram incendiados.

Leia nota na íntegra:

A Enel Distribuição Ceará informa que não foi notificada oficialmente pelo Ministério Público do Ceará e esclarece que retomou todos os serviços da companhia no estado. No entanto, diante dos episódios de violência e dos riscos para a integridade dos técnicos e da população, o atendimento em algumas áreas está sendo realizado com o apoio da Polícia Militar. A empresa reforça que a segurança de seus colaboradores é uma prioridade e que
não está medindo esforços para realizar todos os atendimentos necessários o mais rapidamente possível.

Desde o início da onda de violência no Ceará, 11 carros de empresas parceiras da companhia já foram incendiados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente