Participamos do

Carteiras de estudante 2019 já podem ser solicitadas; documento atual é válido até abril

As identidades estudantis de 2018 são válidas até 30 de abril
15:31 | Jan. 14, 2019
Autor Jullie Vieira
Foto do autor
Jullie Vieira Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O processo para solicitação das carteiras estudantis de Fortaleza 2019 já foi iniciado. As carteiras 2018 valem até abril deste ano. Para obter o documento, é preciso solicitar, entregar documentação e cadastrar a biometria facial. Alunos que já passaram pela última etapa não precisarão repetir o procedimento. 
 
Estudantes podem solicitar a carteira estudantil na própria instituição de ensino (escola ou faculdade) ou através do site das entidades estudantis (os endereços estão disponíveis no Canal de Serviços da Prefeitura). 
 
Os documentos necessários para alunos das redes pública e particular são: identidade, CPF, declaração de matrícula e comprovante de endereço. Estudantes da rede particular precisam pagar taxa entre R$ 22 e R$ 34. O boleto pode ser impresso pela internet e pago nas casas lotéricas. 
 
Após os pedidos, os alunos devem aguardar a entrega das carteiras de estudante nas próprias instituições de ensino ou nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), no caso das universidades. 
 
Veteranos
 
Os alunos veteranos da rede particular que continuarem na mesma instituição podem imprimir o boleto pela internet e aguardar a chegada do documento na instituição de ensino. As entidades estudantis já entregaram os boletos nas escolas particulares em novembro referente ao processo de 2019. A carteira dos alunos veteranos das escolas públicas será solicitada pela direção da instituição que se responsabilizará para fazer a solicitação da gratuidade. 
 
Alunos novatos e da UFC, UECE e IFCE devem solicitar na sede da Etufor (das 8 às 16h30min), nos Vapt Vupts de Messejana e Antônio Bezerra (das 8 às 17 horas), no shopping Aldeota ou no shopping RioMar Kennedy (das 8 às 18 horas). 
 
 
Etapas do serviço:
* Solicitar a carteira de estudante na instituição de ensino ou internet
* Entregar documentação na instituição de ensino ou Etufor
* Realizar o cadastro da biometria facial (quem já possui não precisa repetir o procedimento)
* Confirmação da matrícula pela instituição de ensino  
 
Vantagens
 
A identidade estudantil garante a meia passagem no transporte coletivo, além do benefício da integração no intervalo de duas horas, pois, caso possua créditos, agrega a função de Bilhete Único. Outra vantagem é a utilização gratuita dos sistemas Bicicletar e Bicicleta Integração e do Vamo, programa de carros compartilhados.
 
Estudantes podem fazer a liberação das bicicletas e carros compartilhados, sendo necessária apenas a realização do cadastro padrão para utilização do serviço e a inserção de créditos. 

Serviço 
  
Solicitação da carteira estudantil 2019 
 
Horários de funcionamento:
 
* Sede da Etufor: das 8 às 16h30min;
* Vapt Vupts de Messejana e Antônio Bezerra: das 8 às 17 horas;
* Shopping RioMar Kennedy: das 8 às 18 horas;
* Shopping Aldeota: das 8 às 18 horas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente