Participamos do

AMC faz operação para controle do trânsito próximo a escolas

Agentes ficam no período da manhã em três escolas por dia. Uso do celular e estacionamento irregular são infrações com foco especial
10:11 | Jan. 23, 2019
Autor Leonardo Maia
Foto do autor
Leonardo Maia Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Uma operação para maior fluidez no trânsito próximo a escolas começou na manhã desta quarta-feira, 23 - dia de volta às aulas em muitas instituições. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estará em três escolas por dia, das 6 às 9 horas e das 11 ao meio-dia, realizando controle de tráfego nas imediações dos locais com maior fluxo.

O objetivo é garantir a segurança e o respeito às normas de circulação no embarque e desembarque de alunos. A operação acontece durante as três primeiras semanas do período letivo.

Durante a ação, há uma atenção especial em relação ao uso de cinto de segurança, cadeirinha, bebê conforto e assento de elevação. Os motoristas também devem ficar atentos a manobras de conversão, uso do celular e estacionamentos irregulares. 

As equipes da AMC ficam distribuídas nas escolas em viaturas, motocicletas ou postos fixos, tendo como base a Central de Atendimentos da AMC ou as denúncias formalizadas pelos cidadãos. As instituições que notarem a necessidade da presença da AMC podem solicitar pelo número 190.
 
[FOTO2]
 
Ricardo Jorge, supervisor de operações da AMC, recomenda aos pais que deixem a mochila dos filhos em um lugar de fácil acesso dentro do carro para agilizar o desembarque. Ele reclama que muitos acabam deixando no porta-mala e gastam um tempo desnecessário a mais na chegada à escola. O agente também aconselha que os pais desembarquem em uma distância maior da entrada do colégio para reduzir o congestionamento.

Educação

A AMC desenvolve, em paralelo à operação, o projeto Volta às Aulas, que pretende conscientizar pais, estudantes e professores para uma convivência pacífica no trânsito, por meio de abordagens lúdicas e educativas. As ações são feitas pela Gerência de Educação do órgão e acontecerão em escolas da Cidade.
 
Com informações da repórter Heloísa Vasconcelos 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente