Participamos do

Princípio de rebelião em complexo de delegacias em Fortaleza deixa um preso morto

SSPDS informa que já solicitou vagas no sistema prisional para desafogar delegacias
12:30 | Dez. 25, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Cleber Augusto de Oliveira, de 53 anos, foi encontrado morto por policiais dentro de cela no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro Aeroporto, em Fortaleza. O homem teria sido morto com um objeto contundente durante rebelião realizada pelos presos do local na manhã desta terça-feira, 25. Cleber cumpria pena por estupro de vulnerável.

[SAIBAMAIS]De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os detentos tentaram fugir danificando celas, mas não obtiveram êxito. Policiais militares do batalhão de Polícia de Choque foram acionados para conter os homens que participavam da rebelião. Equipes estão no local fazendo o reparo das celas e a situação já foi controlada, segundo o órgão.

Para Cláudio Justa, presidente do Conselho Penitenciário do Ceará (Copen), a situação dos presos nas cadeias do Code é “potencialmente explosiva”, denúncia feita também pelo Sindicato dos Policiais Civis. Ele afirma que o local é superlotado e que configura em manutenção irregular de presos. Justa explica que os detentos deveriam estar cumprindo pena em unidades prisionais, e não em delegacias de polícia.

O POVO Online questionou a secretaria sobre a quantidade de presos mantidos no complexo de delegacias, mas o órgão não informou. Por meio de nota, a SSPDS disse solicitar novas vagas no sistema prisional do Estado semanalmente para a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) com o intuito de transferir os presos, conforme decisão judiciais.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente