Participamos do

Policiais que irão atuar no Centro de Inteligência participam de curso ministrado por agentes do FBI

O treinamento é parte das ações desenvolvidas para implantação do Centro de Inteligência, que será instalado em Capital cearense
22:20 | Dez. 05, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Policiais dos nove estados do Nordeste que irão atuar no Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Nordeste (CIISPR Nordeste) participam de capacitação ministrada por agentes do Federal Bureau of Investigation (FBI), agência federal norte-americana. O treinamento é parte das ações desenvolvidas para implantação do Centro de Inteligência, que será instalado na Capital cearense. As atividades do curso começaram nesta quarta-feira, 5, e se estendem até a próxima sexta-feira, 7, em Fortaleza.
 [SAIBAMAIS]
O curso “Executive Reporting Techniques and Strategies” (Curso de Técnicas e Estratégias de Relato Executivo) é promovido pelo Ministério da Segurança Pública e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil. 
 
A solenidade de abertura da formação dos agentes contou com a presença de autoridades, inclusive o secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa, e do adido do FBI no Brasil, David Brassanini.
 
Em sua fala de boas-vindas direcionada aos participantes do curso, o secretário André Costa destacou dois motivos que propiciaram o reconhecimento alcançado pelo Ceará para sediar a Regional Nordeste do CIISPR. “O primeiro deles foi a integração que existe entre os órgãos e as instituições aqui no Ceará. Uma integração muito forte dentro da SSPDS e suas vinculadas, com órgãos estaduais, federais, Ministérios Públicos Estadual e Federal, Poder Judiciário e Forças Armadas. Esse ambiente de integração foi reconhecido pelo Governo Federal para escolher o Ceará para abrigar o Centro. Sem falar que o Estado se colocou à disposição para investir no local, com recursos próprios. Fato aclamado entre todos os governadores do Nordeste". 
 
[FOTO2] 
 
Outra ação que destacada pelo secretário é o uso da tecnologia voltada para segurança pública. "No Ceará, nós investimos em ferramentas e sistemas tecnológicos desenvolvidos para a segurança pública, em uma parceria muito forte com a Polícia Rodoviária Federal e com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Ainda temos o Laboratório Integrado de Segurança Pública (Lisp) para o desenvolvimento de novas tecnologias, que vai ser sediado em Fortaleza, considerado o maior data center da América Latina. É um orgulho poder fazer parte desse momento na segurança pública no Ceará”, apontou André Costa.
 
O curso consiste em apresentar ferramentas e técnicas de formatação e apresentação de relatórios, com a finalidade de aumentar a capacidade das agências de inteligência de fornecer conhecimentos oportunos e significativos, além de fornecer aos participantes estratégias eficazes para a elaboração e difusão de relatórios de inteligência, com conhecimentos úteis para os tomadores de decisão no nível estratégico. 
 
Ao todo, 70 policiais federais, rodoviários federais, civis, militares, bombeiros militares, servidores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e militares da Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro. Na próxima semana, mais 70 agentes participarão do mesmo curso, desta vez, em Curitiba (PR), entre os dias 10 e 12 de dezembro.
 
Pelo Ceará, o efetivo será composto pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, Departamento de Inteligência Policial (DIP/PCCE), Coordenadoria de Inteligência Policial (CIP/PMCE), Assessoria de Inteligência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (Assint/BM), Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Justiça e Cidadania (Coint/Sejus) e outros setores de inteligência ligados a órgãos estaduais, como a Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD).
 

Com informações da SSPDS 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente