Participamos do

Navio-escola da Marinha do Brasil abre para visitações em Fortaleza

A embarcação é considerada um dos navios mais importantes da Marinha do Brasil e está em regresso após realizar uma viagem de quase cinco meses por diversos países
17:21 | Dez. 07, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO2]
O Navio-Escola "Brasil” da Marinha que realiza viagens pelo Mundo estará aberto neste fim de semana para receber visitas do público cearense no Cais do Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza. Nos dias 8 e 9 de dezembro, a embarcação estará aberta para visitas gratuitas.
 
A embarcação é considerada um dos navios mais importantes da Marinha do Brasil e está em regresso após realizar uma viagem de quase cinco meses por diversos países. O navio iniciou sua viagem pelo mundo no dia 23 de julho, com término previsto para 17 de dezembro após passar por 13 países em seu itinerário. Dos 17 portos visitados, além da Capital cearense, o navio passou por Salvador, Las Palmas e Barcelona (Espanha), Toulon e Le Havre (França), Pireu (Grécia), Civitavecchia (Itália), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Hamburgo (Alemanha), Oslo (Noruega), Curaçau, Amsterdã (Holanda), Nova Iorque e Jacksonville (Estados Unidos da América) e Cartagena (Colômbia). 
 
A visita da embarcação faz parte da 32ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM). Segundo a Marinha brasileira, “a VIGM tem o objetivo de complementar, com destaque a experiência prática, a formação dos futuros Oficiais da Marinha; além de aprimorar a formação profissional e cultural desses jovens; e representar o país nos diversos portos a serem visitados, promovendo o estreitamento dos laços com as nações amigas”. 
 
O navio possui um um centro de integração de sensores para navegação eletrônica; um sistema de controle de avarias; e um sistema de controle e monitoramento da propulsão.
 
[FOTO1]
 
A embarcação é composta por 208 guardas-Marinha integrantes da turma “Almirante Gastão Mota”, sendo 12 militares do sexo feminino, todas do Corpo de Intendentes da Marinha. São as primeiras mulheres a concluir o ciclo escolar. A tripulação também é composta por 32 oficiais e 226 praças.
 
Programação 
 
Visitação Pública ao Navio-Escola “BRASIL”

Dia: 8 e 9  de dezembro
Local: Porto do Mucuripe
Hora: 14h às 17h

Formatura cívico-militar dos alunos da Turma Juliet
 
Dia: 8 de dezembro 
Local: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará 
Av. Filomeno Gomes, nº 30 – Jacarecanga 
Hora: 10h 
 
Exposição no Shopping Del Paseo 
 
Serão expostos banners sobre segurança do tráfego aquaviário, moto aquática, bote, reprodução de vídeos institucionais, exposição de quadros de nós, brasões, peças navais, maquetes em miniatura de navios, distribuição de folders alusivos ao tema, bem como a presença do nosso pessoal para interagir com o público.
 
Dia: 9 e 10 de dezembro
Local: Av. Santos Dumont, 3131 - Aldeota
Hora: 10h às 22h 
 
Cerimônia cívico-militar alusiva ao Dia do Marinheiro 
 
Dia: 12 de dezembro
Local: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará 
Av. Filomeno Gomes, nº 30 – Jacarecanga 
Hora: 10h
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente