Participamos do

Mais de 50 ônibus de frete ocupam avenida em frente ao Aeroporto de Fortaleza

Manifestação dos motoristas teve início na avenida General Osório de Paiva, por volta de 9 horas da manhã desta quinta-feira, 27, e seguiu até a localidade em frente ao Aeroporto de Fortaleza
22:47 | Dez. 27, 2018
Autor Larissa Carvalho
Foto do autor
Larissa Carvalho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Motoristas de ônibus de frete se reuniram por volta das 9 horas da manhã desta quinta-feira, 27, na avenida General Osório de Paiva, a partir da ponte do Bom Jardim. Os ônibus seguiram até à avenida Senador Carlos Jereissati, em frente ao Aeroporto Internacional de Fortaleza. Mais de 50 ônibus estavam parados no local.
 
A manifestação, organizada pela Associação dos Motoristas de Fretamento do Estado do Ceará (Amfec) e Cooperativa de Fretamento e Turismo (Cooperfretur), teve apoio da Ordem dos Trabalhadores do Brasil (OTB). “O que nós queremos é trabalhar tranquilo, sem repressão. Porque essa área de fretamento é a área mais perseguida”, afirma o presidente da Amfec, Francisco de Assis. Segundo ele, existe um decreto do Governo do Estado do Ceará “perseguindo o trabalhador até com viaturas descaracterizadas”.
 
No decreto, é autorizado a cobrança de multas exorbitantes em torno de R$ 1.300, aplicadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além de haver fiscalização com viaturas descaracterizadas do órgão de trânsito e notificação com relação ao número de passageiros no fretamento. “Qualquer abordagem, nós somos multados. É uma perseguição grande. Qualquer falha e problema que eles encontram sobre o nosso trabalho, eles multam”, aponta o presidente da Amfec, Francisco de Assis.
 
Confira vídeo abaixo: 
 
[VIDEO1]Os motoristas não podem ainda fazer modificações dentro do próprio veículo, como acrescentar bancos a mais para o frete, conforme afirma o presidente da Amfec. Ônibus com acima de 15 anos de uso já não são mais autorizados a renovar o cadastro para frete. “Essa classe está sendo pisoteada pelo Governo do Estado levianamente e nós da OTB repudiamos esse ato covarde do governador”, disse o presidente da OTB, Bruno Holanda.
 
Até o fechamento desta matéria, representantes da manifestação e membros da Cooperfretur buscam negociar as medidas com o Detran, enquanto o restante dos motoristas permanecem no Aeroporto de Fortaleza. 
 
Procurado pela reportagem, até às 21h30min, a assessoria do Detran não atendeu às ligações sobre a reivindicações da classe. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente