Participamos do

Na falta de agentes, funcionário de empresa de ônibus organiza trânsito em desvio no Anel Viário

Funcionário tentava organizar o fluxo, usando apito. Espera de mais de uma hora no trecho foi a realidade para diversos motoristas que precisaram passar pelo local
13:03 | Dez. 05, 2018
Autor Alexia Vieira
Foto do autor
Alexia Vieira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Motoristas e passageiros que têm como parte do trajeto diário a avenida Parque Norte Sul, no Anel Viário, que dá acesso ao município de Maracanaú, passaram por horas de engarrafamento na manhã desta quarta-feira, 5. O trecho entre a fábrica Durametal e a rotatória da CE-060 foi bloqueado para conclusão das obras de duplicação da via. Sem nenhum órgão para orientar os condutores, o tráfego na região ficou comprometido. 
 
O POVO Online visitou o local por volta das 8h30min e encontrou Josenir Queiroz, funcionário de empresa de ônibus, tentando organizar o trânsito sozinho, com ajuda de um apito. “Estou desde 6 horas aqui e já estava assim. Fazem as obras e esquecem de preparar os motoristas”, reclama. Ele disse que os ônibus da empresa passaram também horas parados, prejudicando os usuários do transporte público da região. Josenir relatou que nenhum agente de trânsito passou pelo local enquanto ele estava lá.
 
[VIDEO1] 

“Sempre é ruim, mas hoje está muito pior. Estou há uma hora parado aqui”, disse o construtor Ribamar Félix que tentava sair de Maracanaú no sentido de Caucaia. Desrespeito ao semáforo, carros passando pelo acostamento, ciclistas e pedestres receosos ao atravessar a avenida eram cenas comuns. Outro motorista, Ricardo Teixeira, explicou que estava tentando sair do bairro Prefeito José Walter, de Fortaleza, em direção ao Distrito Industrial da cidade por 40 minutos. 
 
[FOTO2] 

A Polícia Rodoviária Federal afirmou que duas viaturas com equipes foram mandadas por volta de 11 horas para o local. Entretanto, a assessoria de imprensa informou que devido ao nível de desordem no trânsito, está sendo estudado o envio de mais viaturas. O bloqueio deve continuar até o fim de janeiro de 2019, mas não há plano de ação para controlar o tráfego da via. A PRF afirmou que vai priorizar o trecho em obras nos próximos dias.

O Departamento Municipal de Trânsito e de Transportes de Maracanaú (Demutran) explicou que o trecho não é de sua competência e não se posicionou sobre a desordem no trânsito.
 
Entenda o bloqueio
 
[FOTO3] 
 
A via Parque Norte Sul, que dá acesso à Maracanaú para quem vem de Fortaleza ou Caucaia, está bloqueada. Sem uma das principais entradas e saídas da cidade, os motoristas precisam passar pela avenida Parque Norte 2. No local, está sendo construída a duplicação do trecho entre a fábrica Durametal e a rotatória da CE-060. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente