Participamos do

Confira os desvios, bloqueios e acessos definidos pela AMC para o Réveillon de Fortaleza

A operação tem início a partir da 1 hora da manhã do dia 31 de dezembro e se estende até as 7h da manhã do dia 1 de janeiro
23:01 | Dez. 28, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
 
As informações sobre o plano operacional de trânsito da festa de Réveillon que ocorre na Praia de Iracema, em Fortaleza, foram repassadas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) na tarde desta sexta-feira, 28. De acordo com o gerente de operação e fiscalização da pasta, Disraelli Brasil, já foram instituídos os desvios, bloqueios e acessos da festa.
 
A operação tem início a partir da 1 hora da manhã do dia 31 de dezembro e se estende até as 7h da manhã do dia 1 de janeiro. As principais providências são a coibição de estacionamento em toda área que será utilizada para o evento, ou seja, a avenida historiador Raimundo Girão, desde a Rui Barbosa até a Idelfonso Albano, como também todas as vias transversais, ou seja, a rua Carlos Vasconcelos, Monsenhor Bruno, rua Camocim e Virgílio Vasconcelos, que serão utilizadas como área de alimentação. Será instalado o comércio ambulante nesse local.
 
Na área do Aterrinho, que é o trecho da avenida Beira Mar entre a a rua Idelfonso Albano e a rua Ararius, será utilizada como área de serviço, área de escape para os órgãos públicos e também estará bloqueada a partir das 16 horas.
  
O desvio de tráfego de quem vem da avenida Abolição, é entrar na avenida Rui Barbosa, pegar a rua Deputado Murilo da Rocha e seguir para Centro da cidade. No sentido contrário, quem vem na rua Pessoa Anta ou na Almirante Barroso, entra a direita na rua Idelfonso Albano e pega a avenida Monsenhor Tabosa.
 
O binário Pereira Filgueiras e a rua Tenente Benévolo serão as rotas de acesso entre o Centro a Aldeota. De acordo com a AMC, todos os semáforos da área estão conjugados para que seja otimizado o tempo de "luz verde" para os veículos. 
 
[FOTO2] 
 
A operação envolverá um efetivo de 195 agentes, divididos entre agentes de trânsito e operadores do via livre, que estarão atuando nos cruzamentos atuando nos desvios de tráfego e na fiscalização. A operação irá contar com guinchos, assim, qualquer veículo que esteja prejudicando a circulação sera autuado e apreendido. 
 
"Teremos também operação com combate a lei seca, para evitar essa associação perigosa de beber e dirigir. Recomendamos sempre utilizar o ônibus, já que a Etufor irá aumentar a frota", acrescenta Disraelli. 
 
Uma novidade é um bolsão de táxi, que será instalado na avenida Rui Barbosa desde a avenida Monsenhor Tabosa até a Deputado Moreira da Rocha. O bolsão deverá diminuir a grande demanda por estacionamento. "A expectativa é de mais de um milhão de pessoas, então, quem pretende ir de táxi terá essa opção as disposição. O desbloqueio da via ocorrerá por volta às 6 horas da manhã, após a total dispersão do público", explicou o gerente de operação e fiscalização da AMC. 
 
Shopping oferece estacionamento gratuito
 
O shopping RioMar Fortaleza vai oferecer estacionamento gratuito. Dessa forma, quem quiser utilizar o estacionamento do RioMar Papicu terá ônibus também ofertado pela Prefeitura com destino a Praia de Iracema, sem cobrança de taxa.
 
A AMC também reforçou que aqueles que irão em seus veículos particulares procurem respeitar a sinalização existente, não estacionem em local proibido, sobre calçadas e ou mesmo nas esquinas, evitando assim prejudicar a manobra de conversão.
 
"Durante toda a operação, nosso agente estará atento não somente aos bloqueios, mas também à fiscalização, para garantir a circulação do tráfego de passagem. O bloqueio será feito às 16 horas, portanto, quem não tem interesse em participar do evento é bom que já procure outras rotas", informou Disraelli. 
 
Também foi ressaltado que, para moradores e hóspedes dos hotéis que estão localizados dentro das áreas de bloqueio,  fica garantido o acesso ao local. "A gente pede que as pessoas possam portar um comprovante de endereço para facilitar o acesso nos bloqueios. Obviamente que tem algumas vias que a partir das 21 horas, devido a quantidade de público, é impossível a circulação de veículos, então neste caso as pessoas terão que se adaptar. Procura sair antes ou chegar depois, já não há possibilidade de circulação devido ao grande volume de público que teremos na via", concluiu o agente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente