Participamos do

Catedral de Fortaleza recebe urna com restos mortais de dom Aloísio Lorscheider

Foi ainda celebrado o aniversário de Dedicação da Catedral, que completa 40 anos neste sábado, 22, e a ordenação de 17 diáconos
22:16 | Dez. 21, 2018
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]

Em uma celebração de fé, amor e gratidão, a Catedral Metropolitana de Fortaleza recebeu nesta sexta-feira, 21, a urna memorial que contém os restos mortais de dom Aloísio Lorscheider. Na mesma ocasião, foi celebrado o aniversário de Dedicação da Catedral, que completa 40 anos neste sábado, 22, e a ordenação de 17 diáconos.
 [VIDEO1]
Diante de uma multidão que ocupava toda a Catedral e seus acessos, a urna foi recebida sob aplausos emocionados. Dom Aloísio foi arcebispo de Fortaleza por 22 anos, e a Catedral Metropolitana foi concluída e consagrada por ele. Em homenagem, os fiéis cantaram e louvaram a chegada de seus restos mortais.
 
O cardeal, falecido em 2007, tem um longo histórico de criação de paróquias e de áreas pastorais em Fortaleza e na Região Metropolitana. Durante a cerimônia, uma breve retrospectiva de sua vida religiosa foi apresentada. A homenagem ganhou tons saudosos durante a citação de frases marcantes do religioso no altar.
 [SAIBAMAIS]
Também foi citado o momento em que, durante visita ao Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), dom Aloísio e outros religiosos foram sequestrados por detentos. O fato foi no dia 15 de março de 1994 e ganhou repercussão internacional.
 
A celebração eucarística foi presidida por dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo metropolitano de Fortaleza.
 
Após a celebração a urna deve ser transladada para a Capela da Ressurreição, na cripta da catedral, onde repousará junto com os outros arcebispos, bispos e monsenhores que estão sepultados no local.

 
[FOTO2]
Ordenação
 
A celebração contou ainda com a ordenação de 17 diáconos - quatro deles sendo permanentes, ou seja, não devem se ordenar padres. Durante a ordenação, o exemplo de entrega e servidão da vida religiosa dado por dom Aloísio foi citado e exaltado aos futuros diáconos.
 
Foram ordenados: Claudenir Maia Silva; Francisco Antônio Araújo Souza; Francisco Rodrigues da Cruz; Francisco Tarciso Alves de Medeiros; Franco Michel Silva Galdino; Igor Cristino Camara; Jonas Xavier de Souza Almeida; José do Carmo da Silva Oliveira; Maciel de Sousa Silva; Marlos de Oliveira Rebouças; Michel Bastos Bow Ztaif; Ramilson do Nascimento Silva; Roberto Jorge Simões Menezes; Thiago José Rocha Costa; Ticiano Silva Cavalcante; Vicente Tomaz de Souza Junior e Vitor Bomfim Santos.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente