Participamos do

Projeto da Pós-Graduação em Geografia da UFC é contemplado por fundo do Reino Unido

Atualmente, as atividades do projeto são realizadas no município de Forquilha
13:51 | Nov. 06, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]

Projeto do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi contemplado com recursos do Global Challenges Research Fund, vinculado à Universidade de Bath, no Reino Unido. Trata-se de parte das ações do Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
 
O projeto selecionado trabalha para o desenvolvimento de tecnologias sociais e ações integradas de sustentabilidade para a garantia da segurança hídrica, energética e alimentar em nível comunitário no semiárido cearense. Ele é intitulado SmARTER: Sustainable Approaches for Resilience Building in North East Brazil e é o desdobramento de um projeto já aprovado no edital CNPq/Nexus, de 2017. A coordenação local é da professora Adryane Gorayeb, do Departamento de Geografia, e a coordenação-geral é da professora Mirella Di Lorenzo, da Universidade de Bath, que recentemente cumpriu período de pós-doutorado na UFC.
 
Atualmente, as atividades do projeto são realizadas no município de Forquilha (localizado na Região Metropolitana de Sobral), a 215 quilômetros de Fortaleza. Desde 2011, pesquisadores do Departamento de Geografia desenvolvem pesquisas e projetos de extensão rural nessa área, em parceria com escolas públicas e sindicatos de trabalhadores rurais.
 
Com o novo financiamento, no valor de 50 mil libras esterlinas (aproximadamente R$ 240 mil), atividades em Forquilha terão continuidade e serão expandidas para comunidades litorâneas do Ceará e do Rio Grande do Norte, com o intuito de realizar análises comparativas das situações de segurança hídrica, energética e alimentar dessas comunidades, especialmente em face do quadro de mudanças climáticas.
 
Serão adotadas estratégias de planejamento territorial integrado e de inovação tecnológica, com baixo custo e fácil manuseio. O início é neste mês de novembro e a duração prevista é de nove meses. A primeira etapa consistirá na elaboração e instalação de equipamentos de tratamento de água em Icapuí, no Litoral Leste, bem como no fortalecimento das ações em Forquilha.
 
"O projeto foca em temas estratégicos para a garantia da sustentabilidade hídrica, energética e alimentar das populações do bioma caatinga, incorporando em sua metodologia análises qualitativas e quantitativas, ações de extensão rural e inovação tecnológica de baixo custo", explica a professora Adryane.
 
O Departamento de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também participa da coordenação local do projeto, que tem ainda como parceiros professores do Departamento de Ciências Sociais da UFC, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus Fortaleza) e do Departamento de Geografia da Texas A&M University (Estados Unidos).
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente