Participamos do

Com casa futurista e programação gratuita, Feira do Conhecimento começa nesta quarta-feira

Além da casa inteligente, a Feira do Conhecimento terá mais de 200 expositores, 35 oficinas e 60 palestras sobre diversas temáticas, totalizando 260 horas de programação gratuita
22:30 | Nov. 20, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Feira do Conhecimento, o maior evento de popularização da Ciência do Norte e Nordeste, acontece entre os dias 21 e 24 de novembro, das 9 às 20 horas, com entrada gratuita. São atrações em diversas áreas da Ciência e Tecnologia. Robótica, jogos digitais, batalha de drones, inovações científicas, mostra de tecnologias assistivas, sessões no Planetário Móvel e rodadas de negócios são algumas atividades desta segunda edição.
 
[FOTO1]
Novidade é a casa inteligente, que mostra como viver dia a dia com o futuro, sem precisar investir muito. O imóvel que conversa e atende aos comandos do dono é um dos destaques do evento. Automatizada e construída em plástico protendido, a casa usa assistente virtual para o controle por comando de voz.
 
De acordo com Sandro Mesquita, gerente acadêmico da Pixels - Escola de Design e Tecnologia, o assistente tem outras funções. “Esse assistente interage com o usuário não apenas no controle elétrico da casa, mas também com conversação, acesso à internet, pesquisas, controle do Windows do computador, entre outras funções. É possível comandar tudo pelo celular, com um aplicativo desenvolvido por nossa escola”, explica. 

O protótipo é voltado à população de baixa renda. O principal enfoque na construção foi o uso de materiais e elementos construtivos de baixo impacto ambiental e integração com conceitos como qualidade e desempenho (rapidez e praticidade na montagem).

Hub 
Haverá também o lançamento do Iracema Digital, um hub de inovação do Ceará, idealizado pelo empresário Ricardo Liebmann e pelo professor do IFCE e PhD em Informática Mauro Oliveira. O projeto visa a abrir canais de diálogo entre órgãos do Governo do Estado e prefeituras, empresas privadas da área de tecnologia, universidades e o público de maneira mais ampla.
 
“Existe uma falta de conhecimento grande do que é produzido no Ceará em termos de tecnologia. Tem empresas daqui que vão a São Paulo em busca de soluções nesta área que já existem no Estado”, exemplifica Liebmann.
 
Grandes nomes 
Durante a solenidade de abertura, que ocorre no fim da tarde desta quarta-feira, 21, no Centro de Eventos do Ceará, será feita uma homenagem ao professor Ciswal Santos, ex-aluno do curso de Eletroeletrônica da Fatec Cariri e ex-catador de latinhas que acaba de conquistar uma vaga na concorrida Universidade de Harvard (EUA), com um projeto sustentável para casas do semiárido nordestino. Sua inspiração veio de uma tecnologia desenvolvida pela NASA em uso na sonda que explora o planeta Marte.
 
A programação do evento se intensifica com empresários, gamers, pesquisadores e outros destaques que irão ministrar palestras e oficinas gratuitas. Confira alguns dos profissionais:
 
Vitor Magnani, empresário do iFood
Para destacar a importância da diversidade como propulsora de novos negócios e empresas, Vitor Magnani, responsável pela área de políticas públicas do iFood e presidente da Associação Brasileira Online to Offline, apresentará a palestra “Diversidade como diferencial competitivo”, na quarta-feira, 21, às 16 horas. Durante a palestra, Vitor falará sobre sua trajetória profissional e abordará a importância da diversidade dentro da sua empresa de delivery de comida por aplicativo.
 
Flávia Calé, presidente da ANPG, fala sobre o incêndio no Museu Nacional
“O Incêndio no Museu Nacional e o impacto na pós-graduação” é o tema da palestra de Flávia Calé, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Ela vai apontar a grave crise aberta pelo sinistro com várias pesquisas destruídas pelas chamas, e discutirá o investimento em preservação e manutenção do acervo histórico. Será na quarta-feira, 21, às 14h.
 
Luiz Felipe Rego, professor da PUC-Rio 
O professor Luiz Felipe traz a oficina “Telhado Verde”, na quinta-feira, 22, às 14h. Ele irá falar do sistema artificial de construção de coberturas de edifícios e habitações sobre os quais são aplicados diversos materiais para cultivo de vegetação. A ideia é procurar tirar o maior proveito possível de suas vantagens a nível arquitetônico, estético e ambiental.
 
Daniel Brito de Freitas, astrofísico cearense
Pós-doutor em astrofísica e professor da UFC, Daniel faz palestra sobre o tema “A Vida É Um Acidente Cósmico?”. O professor ficou conhecido como o primeiro cearense a participar de uma pesquisa internacional que descobriu um planeta distante anos-luz do Sistema Solar (exoplaneta). A palestra será quinta-feira, 22, às 19h.
 
Youtuber Velberan Games
O público aficionado em games e internet poderá conferir a palestra do youtuber Alessando Velberan, conhecido por seu canal de jogos “Velberan Games”, que já reúne mais de 720 mil seguidores. O youtuber apresenta a palestra "Do Japão ao Brasil: A Trajetória de um Youtuber Gamer", no sábado, 24, às 17 horas. Velberan contará sobre a sua experiência como produtor de vídeos e os caminhos para quem quer se tornar um influenciador digital.
 
Sonia Guimarães, 1ª mulher negra doutora em Física do Brasil e 1ª a lecionar no ITA
“Ciência para Redução das Desigualdades” é o tema da Feira do Conhecimento. Para falar sobre o tema, a palestrante convidada é Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física do Brasil, também a primeira a lecionar no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Defensora da presença das mulheres na área de ensino e pesquisa de Exatas e, especialmente, no ITA, Sonia palestra no sábado, 24, às 16h.
 
Além da programação citada acima, a Feira do Conhecimento terá mais de 200 expositores, 35 oficinas e 60 palestras sobre diversas temáticas, de acordo com o público e área de interesse, totalizando 260 horas de programação gratuita. A programação completa e inscrições nos eventos pode ser feita pelo site da Feira do Conhecimento, clicando aqui.
 
Serviço 
Feira do Conhecimento  
Data: 21 a 24 de novembro
Local: Centro de Eventos do Ceará - Pavilhão Leste
Entrada franca
Informações: (85) 3101-6466/6469 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente