Participamos do

Ceará tem ao menos cinco homicídios com suspeita de motivação política neste semestre

Acompanhe como está a elucidação dos casos
17:50 | Nov. 13, 2018
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará registra pelo menos cinco homicídios nos pultimos quatro meses com suspeita de motivação política. Os casos são investigados por delegacias como a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) ou delegacias locais. Desses cinco casos, dois foram considerados elucidados pela Polícia Civil.

 

Nesta terça-feira, 13, coronel da reserva morreu em hospital particular de Fortaleza. Ele foi vítima de golpe de faca desferido por um primo. O motivo teria sido uma discussão política entre os dois, pois o oficial era eleitor de Jair Bolsonaro (PSL) e o primo, de Fernando Haddad (PT). Após o crime, o suspeito foi preso e encaminhado a delegacia de Itapipoca.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

[FOTO4]

 

Na madrugada do dia 30 de outubro, após as eleições presidenciais, um homem foi morto e decapitado depois que manifestou o voto em Bolsonaro. Conforme confessou um dos suispeitos, a posição política foi a motivação para que os criminosos da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) fossem até a residência do homem e o retirassem de casa, na frente da mulher e dos três filhos, para matá-lo


Após a morte, a família segue no programa de proteção a testemunhas do Ceará. Mais de 100 quilos de alimentos foram arrecadados para ajudar a família. Os três suspeitos presos passaram por audiência de custódia e tiveram a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva. Michel de Freitas dos Santos, José Magno Marques de Sousa e Thiago da Silva Monteiro foram autuados por homicídio qualificado. 

 

[FOTO2]
Charlione Lessa Albuquerque, 23 anos, trabalhava como servente de pedreiro e estava na carreata de Fernando Haddad, dia 27 de outubro, um dia antes das eleições presidenciais, quando foi morto a tiros. Um homem em um carro saiu do veículo e efetuou os disparos contra o rapaz, que estava dentro de outro veículo. 

Na época, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não divulgou informações sobre a motivação do crime e informou que o caso estava sob investigação. A situação fez com que a maior parte dos eleitores que participavam da carreata fossem prestar apoio e solidariedade a família do rapaz no hospital de Pacajus. Fernando Haddad divulgou nota lamentando o crime na carreata e pedindo apuração.

 

[FOTO1]

No dia 11 de outubro o vendedor de livros Valdenir Mendes Cirino foi vítima de espancamento e enfrentou uma peregrinação nos hospitais e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Fortaleza, com fortes dores no tórax. No dia 22 de outubro, ele deu entrada no hospital morto. 

 

A mulher de Valdenir afirma que ele informou que estava na avenida 13 de maio e que entrou em luta corporal com pessoas que entregavam panfletos de Fernando Haddad. Na ocasião, ele disse a mulher que foi espancado por várias pessoas depois que manifestou apoio ao presidente eleito Jair Bolsonaro. A família, desde então, busca respostas acerca do crime. 

 

[FOTO3] 


No dia 31 de agosto vereador foi morto na Região Metropolitana de Fortaleza, em frente a Câmara Municipal de Ititinga. A vítima chegava com familiares e foi abordada por criminosos armados. O crime foi flagrado por câmeras de segurança. Dois meses após o caso, ainda não há presos e a Polícia Civil informou que mais informações só devem ser divulgadas em um momento oportuno para não atrapalhar as investigações. O caso é investigado pela Delegacia Metropolitana de Itaitinga.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente