Participamos do

Ressaca leva ondas de até 2,5 metros ao litoral do Ceará até quinta-feira

Ressaca do mar se dará até às 21 horas de quinta-feira, 22, conforme informa o comandante e capitão dos Portos, Madson Cardoso
22:00 | Nov. 20, 2018
Autor Larissa Carvalho
Foto do autor
Larissa Carvalho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]A Marinha do Brasil emitiu alerta para ressaca do mar com ondas de até 2,5 metros de altura, entre as 9 horas da última segunda, 19, até às 21 horas da noite de quinta-feira, 22. O fenômeno afeta a faixa do litoral nordestino, entre as cidades de Touros (RN) e São Luís (MA), passando por todo o litoral cearense.
 
Em vídeo, a ressaca, porém em momento de menor intensidade: 
[VIDEO1]
 
“É produto de ondas que se formam em alto mar, muitas vezes, provenientes de ação dos ventos muito intensos”, explica o comandante e capitão dos Portos Madson Cardoso. No litoral cearense, a ação é muito forte, influenciada pelos ventos da América do Norte. “Essas ondas em alto mar, elas chegam a nossa costa com muita energia”. O próximo pico alto da ressaca será às 2h30min da manhã desta quarta-feira, 21.
 
[FOTO2]Orientações
 
Banhistas, donos de embarcações e jangadeiros devem evitar entrar no mar. Estas podem aparecer com mais intensidade em um dado período, depois com menos força. O que não é confiável. A recomendação da Capitania dos Portos é a de que se evite navegar. Se for necessário, a atenção deve ser redobrada quanto às ferramentas de segurança.
 
"As embarcações menores sofrem muito com o tempo no mar. São frágeis e não têm tantos recursos de segurança e comunicação. Aquelas maiores, se precisarem ir ao mar, que o façam com todo material de segurança apropriado e uma confiabilidade no motor e na comunicação. Jangada, então, a minha sugestão é nem pensar em entrar no mar”, orienta o comandante Madson Cardoso.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente