Participamos do

Versão digital do registro e licenciamento de veículo é disponibilizada no Ceará; saiba como obtê-la

O Estado é a segunda unidade federativa do País a ter a disponibilidade do documento eletrônico
21:25 | Out. 01, 2018
Autor Israel Gomes
Foto do autor
Israel Gomes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) começou a ser disponibilizada no Ceará nesta segunda-feira, 1º. Utilizando serviço do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível no Google Play e App Store, é possível cadastrar tanto o CLRV quanto a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os dois documentos são de porte obrigatório para proprietários de veículos.
 
O Estado é a segunda unidade federativa do País a ter documento eletrônico disponível. O período de testes foi realizado em Brasília, no Distrito Federal. A expectativa é que, até o fim do ano, a tecnologia seja adotada por todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) do Brasil.
 
O serviço é gratuito e está disponível para sistemas operacionais Android e IOS. Assim como a CNH Digital, o CRLV traz todas informações do documento impresso. Além disso, a tecnologia permite exportação de arquivo em PDF, com assinatura digital. 
 
Segundo o superintendente adjunto do Detran, Pablo Ximenes, o objetivo é trazer mais segurança e praticidade para o usuário. Ele acrescenta que o sistema utiliza recursos da Serpro, empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil. “Essa tecnologia é inovadora, garantindo a legitimidade do documento que, inclusive, é mais seguro que o comprovante impresso”. 
[SAIBAMAIS]
O novo serviço substitui a necessidade do documento físico, informou o ministro das Cidades, Alexandre Baldy. Ele diz que a nova aplicação possibilita fiscalizar melhor os veículos, já que a inovação permite integração dos sistemas da Serpro com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
 
Como obter o CRLV Digital
 
Os usuários que possuem cadastro da CNH Digital devem atualizar o aplicativo. Depois, basta adicionar a nova opção e, durante o cadastro, informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o código de segurança impresso no certificado de registro de Veículo.
 
Aqueles que não possuem a CNH Digital podem efetuar cadastro, desde que tenha pagado licenciamento do veículo. Diferente da carteira de habilitação eletrônica, a versão física da CRLV não possui QR Code, portanto, o procedimento pode ser realizado pelo usuário, sem necessidade de comparecimento aos postos de atendimento do Detran.
 
A conexão com internet só é necessária no momento do cadastro. Depois, o documento digital fica armazenado no dispositivo e pode ser visualizado offline. Apenas o proprietário do automóvel pode solicitar o serviço.
 
Confira vídeo explicativo sobre a CLRV Digital disponibilizado pela Serpro:
 
[VIDEO1]
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente