Participamos do

Três cearenses conquistam ouro na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia

A competição aconteceu no Paraguai. Os três estudantes são de Fortaleza
14:09 | Out. 23, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
 
Três estudantes do Ceará foram medalha de ouro na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia, realizada no Paraguai. A equipe brasileira ficou em primeiro lugar geral, com quatro de ouro e uma de prata. 

Caio Nascimento Balreira, 17, Katarine Emanuela Klitzke, 17, e Vinícius Rodrigues de Freitas, 18, são naturais de Fortaleza. 

Além da medalha de ouro, Caio conquistou o prêmio de melhor prova observacional. A prova testa os conhecimentos das constelações, localização de objetos celestes e manuseio de telescópios. O jovem também ganhou o prêmio de melhor prova teórica em grupo.

Já Katarine levou a medalha de ouro e de melhor prova de foguetes. Na olimpíada, os alunos têm que construir foguetes de garrafas PET impulsionados a água pressurizada. Ganha o foguete que voar mais longe. Em agosto, em entrevista ao O POVO Online, a jovem contou que estudava entre 12 horas e 14 horas por dia, pensando na competição. Ainda declarou que, no início, não esperava compor a equipe brasileira. “Mas conforme fui estudando criei expectativas para chegar onde cheguei”, afirmou.

Os líderes da equipe foram os professores João Batista Garcia Canalle (Uerj) e Júlio César Klafke (Unip), que integram a comissão organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O Brasil é o maior medalhista da história da competição, com a marca de 30 medalhas de ouro, 16 de prata e 4 de bronze. 
 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente