Participamos do

Secretaria expande videomonitoramento para 13 bairros de Fortaleza

André Costa fala em "cerco digital". Território de 13 bairros passa a contar com rede de 153 câmeras que são integradas com órgãos de trânsito e a Secretaria da Segurança
23:09 | Out. 02, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O 22º Distrito Policial, localizado no bairro Papicu, será base para monitoramento 24 horas de 13 bairros que fazem parte da Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 2, pelo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.
 
O território coberto pela rede de monitoramento abrange os bairros Cidade 2000, Cocó, Dionísio Torres, Engenheiro Luciano Cavalcante, Guararapes, Joaquim Távora, Lourdes, Manoel Dias Branco, Papicu, Praia do Futuro I, Praia do Futuro II, Salinas e São João do Tauape.
 
Segundo André Costa, na região só tinham 17 câmeras do estilo PTZ, que giram em 360 graus, e apenas uma que fazia a leitura de placas. A quantidade foi incrementada com mais 8 PTZs e mais 33 de leituras de placas. Também foram integradas ao sistema mais 94 de órgãos de trânsito, totalizando 153 câmeras no espaço.
[SAIBAMAIS] 
André Costa informou que as câmeras de monitoramento são de alta tecnologia, com grande qualidade de imagem e zoom de aproximação. Parte dessas câmeras atua na leitura de placas por meio de uma inteligência artificial. Além da análise das placas, o sistema também consegue fazer varreduras comparando dados em outros sistemas, verificando se o veículo é roubado ou clonado após comparação de imagens de outros pontos do Município e do Estado. Também há a leitura de quem é o proprietário do veículo e se possui algum mandado de prisão em aberto. As análises são feitas em menos de um segundo e os resultados são imediatamente repassados para o policial das bases de monitoramento e da Ciops.

Estão sendo monitoradas tanto comunidades da região como locais de grande circulação. "A ideia é fazer um cerco digital", afirma o titular da Secretaria da Segurança e Defesa Social (SSPDS).

[FOTO2] 
 
A rede de câmeras é integrada com diversos órgãos como a Ciops, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O monitoramento no 22º DP será feito por dupla de policiais em dois turnos, conta o major Vicente de Paula, comandante do batalhão.

Com a integração das câmeras, maior treinamento foi realizado com os policiais que vão monitorá-las. Novos métodos de capacitação serão oferecidos aos policiais alocados no serviço.

"Os policiais que vão trabalhar com o monitoramento receberam treinamento junto ao pessoal da Ciops, que já opera as câmeras, e a SSPDS já está formatando um treinamento mais aprofundado em cima de várias tecnologias que a gente está desenvolvendo", explica o secretário André Costa. 

O titular da SSPDS ainda diz que os policiais serão preparados para atuar com as novas tecnologias usadas na segurança pública do Estado "desde o Spia até câmeras e um sistema novo da Ciops que a viatura recebe as ocorrências despachadas em um smartphone".
 
[FOTO3] 
No novo sistema, os policiais da área recebem uma senha para acompanhar onde as viaturas estão em ocorrência. "Estamos em etapa de formar conteúdos para oferecer uma formação mais aprofundada tanto para Ciops como para as bases de monitoramento da Capital e do Interior", completa.

O sistema
Ainda de acordo com o secretário, as câmeras que fazem parte do programa de videomonitoramento foram ampliada sde 164, em 2014 - todas em Fortaleza -, para mais de 2.500 em mais de 40 cidades do Estado.

Para a implantação dos sistemas nas áreas, André Costa explica que um estudo técnico é realizado para definir um cerco de quais serão os locais das câmeras. "A gente realmente tem o controle de quem entra e sai das comunidades com esse monitoramento", conclui o secretário.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente