Participamos do

Palestra destaca legado de Dom Aloísio Lorscheider

23:32 | Out. 22, 2018
Autor Larissa Carvalho
Foto do autor
Larissa Carvalho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
 
A programação mensal de palestras do Outubro Cultural do Instituto do Ceará abriu espaço para a palestra “Dom Aloísio Lorscheider e Direitos Humanos”, ministrada pelo desembargador Fernando Ximenes e mediada pelo ex-governador e presidente do instituto, Lúcio Alcântara, nesta segunda-feira, 22. Cerca de 60 pessoas dedicaram o momento da tarde e a escuta sobre a vida memorável e o legado vivo de Dom Aloísio Lorscheider.
 
Em seu discurso, Fernando Ximenes ressaltou a importância de Dom Aloísio Lorscheider (1924-2007) para a memória e história cearense. “Primeiramente, ele teve uma presença marcante durante a sua passagem pelo Ceará. Ele foi alguém que participou da vida social, política e religiosa no sentido de sociedade. Durante 22 anos em que ele esteve aqui, ocupou todos esses espaços”.
 
A atenção do religioso, também professor, intelectual e conferencista, foi voltada aos mais diversos setores da esfera social. A luta pela reforma agrária, pelos direitos dos mais pobres e oprimidos, pela melhor distribuição de renda, conter a evasão de fiéis católicos para outras religiões e respeitar à dignidade da pessoa humana.
 
[FOTO2]
 
“Eu tive oportunidade de conviver com ele, sobretudo quando prefeito de Fortaleza. Foi realmente uma grande personalidade. Alguém que, de certa forma, mudou o rumo da Igreja Católica aqui no Ceará e na própria sociedade cearense”, disse Lúcio Alcântara. Destaca também seu pensamento muito firme e forma suave de agir. “Convivia e se relacionava bem, mesmo com pessoas que discordavam das ideias dele”.
 
Questões referentes a um olhar diferenciado para as populações marginalizadas, como moradores de rua, prostitutas e encarcerados, e a ascensão da mulher no meio social também faziam parte da missão do sacerdote.
 
O desembargador aponta ainda o grande respeito da sociedade cearense por ele. “Muitos homens públicos confirmam que as grandes decisões a serem tomadas na vida pública eram aconselhadas por Dom Aloísio. Ele era um grande conselheiro”. O sacerdote franciscano, embora gaúcho, prestou grande serviço aos cearenses.
 
Momento político
 
“O papel da Igreja é também contribuir com uma formação política e o papel da política é garantir uma sociedade mais justa”. Essa é uma das ideias de Dom Aloísio Lorscheider. É dessa forma pela qual foi marcada as contribuições de Dom Aloísio para a política trazida durante a palestra.
 
Diante do cenário político das Eleições 2018, foi inevitável refletir sobre o que diria o religioso para as pessoas e aos fiéis católicos. O advogado Alisson Medeiros observa o fato de “historicamente temos personalidades dentro da nossa sociedade, que se comprometiam com valores tão importantes para o ser humano, como os Direitos Humanos”. Logo no cenário político deste ano, em que “estamos discutindo conceitos básicos que nós pensávamos que já estavam tão consolidados na nossa história e sociedade. Nós vemos que é tão urgente resgatar essas personalidades”.     

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente