Participamos do

Matérias relacionadas às eleições 2018 foram destaques nesta semana

Confira o que foi destaque nessa semana
13:00 | Out. 12, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Após votação no último domingo, dia 7, detalhes sobre as eleições 2018 e a repercussão gerada pelo resultado foram noticiados no O POVO Online. Lista de deputados federais e estaduais eleitos, assim como aqueles que não conseguiram a reeleição, registros de declarações preconceituosas contra nordestinos, e posicionamento de candidatos eleitos estão entre os destaques da semana.

Confira o que foi destaque nesta semana


Os eleitores que não votaram no último domingo, 7, podem votar no segundo turno, que ocorre no próximo dia 28. O voto de decisão entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) poderá ser dado caso o eleitor não tenha nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral. Quem faltou as eleições do primeiro turno precisa justificar a ausência no cartório eleitoral ou online, por meio do sistema Justifica, até o dia 6 de dezembro.


Uma lista que aponta todos os candidatos e suas respectivas quantidades de voto, apresentando aqueles que foram eleitos em destaque.


Após o resultado do 1º turno das eleições deste domingo, 7, nordestinos foram atacados nas redes sociais. A maior parte das mensagens preconceituosas partiu de pessoas que se declaram eleitores de Jair Bolsonaro. O candidato do PSL não conseguiu puxar uma votação expressiva na região.
[FOTO1]

Dez deputados federais pelo Ceará candidatos à reeleição não conseguiram renovar mandato para a legislatura 2019-2022. Entre os 19 parlamentares que tentaram reeleição, apenas nove foram vitoriosos no Estado.
 
Perderam a reeleição Cabo Sabino (Avante), Dr. Aníbal (DEM), Chico Lopes (PCdoB), Balman (PDT), Adail Carneiro (Podemos), Gorete Pereira (PR), Ronaldo Martins (PRB), Odorico Monteiro (PSB), Danilo Forte (PSDB) e Raimundo Matos (PSDB).
 
Na Assembleia, disputaram e perderam reeleição apenas sete deputados: Bethrose (PP), Dedé Teixeia (PT), Ely Aguiar (DC), Ferreira Aragão (PDT), Lucílvio Girão (PP), Duquinha (PDT), Mário Hélio (Patriota). No legislativo estadual, 29 deputados conseguiram se reeleger, cerca de 63% das vagas).


O candidato a presidente Jair Bolsonaro passou por avaliação médica na manhã desta quarta-feira, 10, e não liberado para fazer campanha nem para participar de debates. O primeiro estava marcado para esta quinta-feira, 11, na TV Band. No Twitter, o adversário Fernando Haddad (PT) se dispôs a ir até a enfermaria.

[VIDEO1]


[FOTO2]

Eduardo Girão, do Pros, derrotou o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), após disputa acirrada pela segunda vaga do Ceará no Congresso Nacional. Com vitória confirmada nos minutos finais da apuração, Girão afirmou que o povo cearense "não está à venda".


[FOTO3]

O governador reeleito Camilo Santana (PT) afirmou nesta segunda-feira, 8, em entrevista ao programa CETV, da TV Verdes Mares, que o candidato eleito ao Senado Federal, Eduardo Girão (Pros), já “começou errado” sua caminhada na política. O governador respondeu a críticas feitas pelo senador eleito à segurança pública, além do voto declarado no candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente