Participamos do

Instituto Povo do Mar comemora 8 anos e antecipa Dia das Crianças

400 crianças que fazem parte do instituto aproveitaram a tarde para se divertir e compartilhar experiências
22:22 | Out. 08, 2018
Autor Jullie Vieira
Foto do autor
Jullie Vieira Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
O Instituto Povo do Mar (Ipom) comemorou aniversário de 8 anos nesta segunda-feira, 8, na Praça 31 de Março, na Praia do Futuro, e promoveu uma tarde com atividades esportivas e lúdicas para mais de 400 crianças e adolescentes que são atendidos pela instituição.
 
O evento que reuniu parceiros, colaboradores, alunos e familiares teve o objetivo, além de celebrar, de arrecadar brinquedos para serem divididos entre as duas unidades da instituição - Praça 31 de março e comunidade do Titanzinho -, antecipando o Dia das Crianças (12 de outubro).
 
[FOTO2] 
 
De acordo com o presidente do Ipom, Dado Montenegro, o instituto surgiu a partir da ideia de quatro surfistas que frequentavam a Praia do Futuro. Sem interesses lucrativos, o projeto serviria para promover oportunidades de educação e de formação humana para crianças e adolescentes da Comunidade do Serviluz. “A gente entendeu que na comunidade do Serviluz já existia uma galera de muito talento no surfe, porém sem condições de levar o sonho profissional adiante devido a falta de oportunidade e patrocínio. Aí surge o Ipom, que veio para suprir a necessidade e oferecer diversas oportunidades. Além de aulas de surfe, entram atividades de educação ambiental, idiomas e de formação humana. Assim, cada aluno pode se desenvolver e desempenhar um papel melhor na sociedade”, disse Dado.  
 
[FOTO3] 
 
O empresário do ramo do surfe Luan Goes, que é voluntário e parceiro do instituto, conta que participar do Ipom trouxe uma nova visão e o incentivou a ver o mundo com outros olhos. “O projeto tem uma linda estrutura e oferece um grande suporte para crianças e adolescentes que talvez jamais tivessem essa oportunidade. Ao trabalhar no ramo da confecção de moda, pude ver em algumas crianças o talento e transformação que o instituto promove”, comentou Luan.
 
[FOTO4] 
 
As crianças da Comunidade do Titanzinho, durante o período em que estão no instituto, aprendem arte produção, arte urbana, educação ambiental, educação física, Surfista Digital (informática), wide open minds (língua estrangeira), surfe, capoeira e grupos Operativos (atendimento psicológico).
 
[FOTO5] 
 
Para os pais dos alunos, o Ipom é considerado a segunda casa de cada um. Além de incentivar os sonhos de crianças e adolescentes, o instituto traz de volta a esperança de um futuro mais digno. Para Lúcia Silva, aposentada e avó de uma das crianças do projeto, o instituto é o que faltava para a comunidade. “Minha neta está há quatro meses e desde o começo que ela vem se desenvolvendo, ela perdeu a timidez e melhorou o desempenho escolar. Eu incentivo a muitas mães a virem pra cá também” conta.
 
Instituto Povo do Mar 
 
O Ipom surgiu em 2010 a partir da ideia de quatro amigos surfistas que enxergaram na comunidade do Serviluz, em Fortaleza, uma casa repleta de pessoas que têm muito talento e pouca oportunidade. A partir disso, os surfistas idealizadores passaram a promover ações e conhecer a comunidade mais de perto. 
 
O instituto ajuda crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social. A finalidade da instituição é promover o acesso à cidadania, educação, estudo das línguas estrangeiras, artes, cultura, tecnologia e esporte.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente