Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Homem que disparou contra uma manifestação em Itaitinga é um PM reformado do Ceará

Policial militar reformado do Ceará é identificado como homem que sacou arma e disparou em direção a um protesto de parentes de presidiário em Itaitinga, na BR-116
15:47 | Out. 17, 2018
Autor -
Foto do autor
- Autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 
O homem flagrado atirando na BR-116, em Itaitinga, contra uma manifestação de familiares de presidiários, é um policial reformado da Polícia Militar do Ceará.  Edivardo Enoque da Silva, na manhã de terça-feira, 16,, foi flagrado sacando uma arma – supostamente um revólver 38, cano curto – e disparando em via pública porque se irritou com o fechamento da rodovia na altura da unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim.  

O PM reformado trafegava num Siena, PMJ – 1887, de Quixadá. Ele parou o carro e sacou a arma, ameaçando as mulheres que durante a manifestação queimaram pneus e outros materiais interrompendo a via. O policial, após o disparo, foi abordado por soldados do Batalhão de Choque. Mostrou a identificação de militar e foi encaminhado à delegacia onde prestou depoimento, mas foi liberado. Edivardo Enoque não foi algemado, apesar da ocorrência em via pública, não passou por uma busca de arma nem foi encaminhado para um exame de parafina da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) .  

Como revela a sequência de fotos, o homem apresenta uma documentação ao policial. Em seguida, ele é conduzido, na viatura, sem algemas, no banco de trás, para a Delegacia Metropolitana de Horizonte, onde prestou depoimento e foi liberado.
 
[FOTO3] 

Na tarde de terça-feira, o nome do policial reformado não foi revelado em duas notas enviadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), pois o PM não teria sido preso em flagrante segundo entendimento dos PMs que o prenderam após o fato. “A SSPDS esclarece que tem como procedimento padrão apenas a divulgação dos nomes de adultos presos em flagrante ou com mandado de prisão em aberto”, descreve a nota.

Segundo a nota da SSPDS os “policiais militares afirmaram, em depoimento, não terem ouvido disparos de arma de fogo. Após busca pessoal e no veículo do suspeito, a suposta arma não foi localizada, bem como as testemunhas não compareceram à delegacia para prestar depoimento”.
 
[FOTO2] 
 
O depoimento dos PMs contraria a versão das testemunhas do local e das imagens feitas pelo O POVO. Durante o interrogatório, Edivardo Enoque teria afirmado que estava com uma arma de “brinquedo”. Mas o objeto não foi apresentado na delegacia. A primeira nota da SSPDS trazia a informação de que o brinquedo teria sido destruído, “atirado em direção ao fogo, causado por pneus queimados no protesto”.

O POVO está em busca de ouvir o PM reformado. 
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Aspirantes: Fortaleza vence Clássico-Rei e avança como líder invicto; Ceará classifica com o revés

Brasileiro Sub-23
18:50 | Ago. 05, 2021
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

O Fortaleza venceu o Clássico-Rei pelo Brasileiro de Aspirantes, realizado na tarde desta quinta-feira, 5, no centro de treinamento Ribamar Bezerra, em Maracanaú. O gol do triunfo por 1 a 0 foi marcado pelo atacante Coutinho, aos 44 minutos do primeiro tempo. O resultado foi suficiente para os dois avançarem para a próxima fase do certame.

A diferença é que o Tricolor avança como líder do Grupo B e único invicto da competição Sub-23. Dos 24 pontos disputados na primeira fase, o Leão faturou 22. Já o Vovô conseguiu seguir adiante nos critérios de desempate, já que teve os mesmos 9 pontos que o Juventude, quinto colocado e por isso eliminado. O Alvinegro conseguiu uma vitória a mais que o time da Serra Gaúcha.

Na segunda fase, os quatro melhores de cada grupo se mantêm como chave, mas as partidas agora serão entre si — na primeira fase eram times de um grupo contra os do outro —, além de contarem com ida e volta. Ao fim de seis rodadas, somente o líder e o vice-líder de cada grupo seguirão na competição.

O Grupo C contará com Fortaleza, Bragantino, Bahia e Avaí. Já o Grupo D tem Grêmio, Corinthians, Ceará e Figueirense, ambos por ordem de classificação na primeira fase. A tabela deverá ser divulgada pela CBF nos próximos dias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Câmara rejeita todos destaques da oposição e PL dos Correios seguirá para Senado

ECONOMIA
18:48 | Ago. 05, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Câmara dos Deputados finalizou a votação do projeto de lei que abre caminho para a venda dos Correios. O texto foi aprovado mais cedo por 286 votos 173. Agora, a proposta seguirá para apreciação do Senado.
Se tiver o aval da Casa, o governo poderá prosseguir com o plano de privatização da estatal.
Todos os destaques apresentados pela oposição que pretendiam alterar o texto do projeto foram rejeitados pelo plenário da Câmara.
Ao fim da votação, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), agradeceu o "empenho" das lideranças em torno da matéria.
A proposta foi relatada pelo deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA).
"Queria agradecer ao empenho das lideranças desta casa, que muito embora pensam e possam de qualquer forma pensar diferente, tiveram comportamento e retidão na aprovação dessa matéria. Debate nesta Casa sempre deve ser respeitoso, talvez nós precisássemos só manter a postura no plenário desta Casa em relação ao que se discute e se debate, as opiniões e o debate têm que ser sempre explícita, clara e evidente, mas sempre com postura", também disse Lira, que criticou a postura de parlamentares durante a discussão do PL.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

G-20 se compromete com 12 ações para acelerar transição digital de economias

ECONOMIA
18:48 | Ago. 05, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os países do G-20 divulgaram em conjunto uma declaração com 12 ações para acelerar a transição digital. O documento é resultado do encontro ministerial que ocorreu nesta quinta-feira, em Trieste, na Itália.
Os ministros se comprometeram a adotar medidas para reforçar políticas industriais e a cooperação internacional para uma transformação digital do crescimento sustentável. Eles reafirmaram sua vontade de implementar inteligência artificial de modo confiável e dizem, através do comunicado, incentivar a meta de conexão à internet para todos até 2025.
Entre as medidas, ainda estão a conscientização dos consumidores e proteção das crianças no ambiente digital. A melhoria na digitalização de serviços públicos, a importância de uma identidade digital e o desenvolvimento de uma regulação ágil, que preveja inovações e previna possíveis impactos negativos pelo progresso da tecnologia na sociedade, também constam no texto.
Conforme divulgado, os ministros receberam ainda um Relatório do G-20 sobre Práticas em Compras Públicas e Inovadoras para Cidades e Comunidades Inteligentes, elaborado pela presidência italiana.
A fim de demonstrar comprometimento com o trabalho para uma digitalização que leve à uma recuperação "resiliente, forte, sustentável e inclusiva", conforme comunicado, os ministros transformaram a já existente força-tarefa em um grupo de trabalho permanente pela economia digital.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Após mais de um ano livre da doença, Ceará registra caso de sarampo

ALERTA PARA VACINAÇÃO
18:45 | Ago. 05, 2021
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará teve uma confirmação de sarampo no último mês de julho, após um ano e três meses sem casos da doença. Em nota técnica de alerta, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforçou a recomendação do Ministério da Saúde para vacinação antecipada das crianças de seis a 11 meses de idade, com uma dose da vacina tríplice viral. O município onde houve essa notificação não foi informado. 

A vacina é a única forma de conter a transmissão do sarampo, evitando surtos e mortes. A nota técnica da Sesa, publicada na última segunda-feira, 26, esclarece que toda pessoa não vacinada é suscetível ao sarampo. Por isso, é essencial estar com a caderneta de vacinação em dia. O imunizante está disponível nos postos de saúde dos 184 municípios do Estado.

A pasta também alertou os profissionais de saúde do Ceará da necessidade da "identificação precoce de possíveis casos suspeitos da doença por meio de uma vigilância ativa e oportuna" para evitar "a reintrodução nos demais municípios e circulação ativa do vírus" em território cearense. 

Até 2018, a doença era considerada eliminada no Brasil. Neste ano, até o dia 10 de julho, 499 ocorrências foram confirmadas no País. Outros 148 casos permanecem em investigação. O vírus se mantém em circulação ativa em seis estados: Amapá (394), Pará (88), Alagoas (10), São Paulo (6), Rio de Janeiro (1) e
Ceará (1).

Febre, manchas vermelhas, tosse, coriza e/ou conjuntivite são sintomas do sarampo. Segundo nota técnica da Sesa, “todo caso suspeito é comprovado por critério laboratorial ou vínculo epidemiológico”. O sarampo é transmitido de uma pessoa para outra, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Crianças com menos de 1 ano e até 4 anos de idade (grupo em idade pré-escolar) são os mais afetados pelo vírus. Em geral, a vacinação começa a partir dos 12 meses, sendo reforçada aos 15 meses.

Desde 2019, com o recrudescimento de casos no País, o Ministério da Saúde vem recomendando a vacinação com a chamada "dose zero", a partir dos seis meses. Mesmo com a dose "extra", devem ser agendadas as duas doses tradicionais normalmente. 

Conforme Kélvia Borges, orientadora da Célula de Imunização da Sesa, “a baixa adesão à vacina e o acúmulo de crianças não vacinadas ou com esquema incompleto poderão contribuir para o surgimento de surtos e epidemias”.

Dessa forma, “é imprescindível oportunizar intensamente a vacinação de rotina e estabelecer estratégias de vacinação eficazes no resgate dos não vacinados”.

Esquema vacinal

Tríplice viral  - Contra sarampo, caxumba e rubéola


• 12 meses: 1ª dose com Tríplice Viral;
• 15 meses: 2ª dose com Tetra Viral ou Tríplice Viral + Varicela;
• 12 meses a 29 anos: comprovar duas doses de vacina contra o sarampo;
• 30 a 59 anos: comprovar uma dose de vacina contra o sarampo;
• Profissionais de saúde: comprovar duas doses de vacina contra o
sarampo, independente da idade

Sintomas

  • Febre
  • Manchas vermelhas
  • Tosse
  • Coriza
  • Conjuntivite 

Sarampo no Ceará

Conforme último boletim epidemiológico publicado pela Sesa, em 8 de junho de 2020, o Estado confirmou nos meses de fevereiro e março três casos de sarampo, todos no município de Cariré. Até aquele momento, 16 municípios haviam notificado casos suspeitos. Os três casos confirmados foram oriundos de um mesmo surto. Nenhum óbito foi registrado. 

Em 2019 foram notificados casos de sarampo por 62 municípios, destes, 13 confirmaram casos: Acarape (01), Cruz (01), Frecheirinha (01), Fortaleza (07), lcó (01), Itarema (01), Itaitinga (01), Jaguaribe (01), Maracanaú (1), Maranguape (01), Paracuru (1), Russas (01) e Varjota (01)

Notificações ou dúvidas

Vigilância das Doenças Exantemáticas da Sesa 

Contato: (85) 3101 5214 ou e-mail: [email protected] (dias úteis)

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs)

Contato: (85) 98724 0455 (demais dias)

As unidades de saúde devem comunicar casos da doença às Secretarias Municipais de Saúde dentro das primeiras 24 horas da identificação. Além disso, a notificação deve ser registrada também na pasta estadual.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Licenciaturas terão mais um ano para atualizar os currículos

Educação
18:44 | Ago. 05, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os cursos voltados para a formação de professores terão mais um ano para se adequar às novas diretrizes curriculares aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2019. O prazo, que terminaria no final desse ano, foi estendido até o final de 2022, em parecer aprovado hoje (5) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Entre as mudanças que deverão acontecer estão uma formação mais longa e mais voltada para a prática. Os cursos passarão da atual duração de três para quatro anos, ou 3,2 mil horas. Dessas, 800, o equivalente a um quarto do curso, devem ser voltadas para a prática pedagógica. As medidas valem para todos os cursos em nível superior de licenciatura, destinados à formação inicial de professores para a educação básica. 

Com a pandemia e a suspensão das aulas presenciais, tanto no ensino superior, quanto nas escolas, as instituições de ensino pediram mais tempo para fazer os ajustes curriculares. "Essa ampliação no tempo de implementação da BNC da formação docente [Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica] vem atender às solicitações das universidades e entidades científicas em função do ambiente de fechamento das instituições provocado pela pandemia. Isso ficou muito claro durante as diversas audiências que realizamos junto à essas instituições", diz o relator do parecer, o conselheiro Mozart Neves Ramos.

A formação dos futuros professores também terá um maior foco na chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define o mínimo que deverá ser aprendido pelos estudantes de todo o país no ensino infantil, fundamental e médio. A implementação da BNCC também está em curso nas escolas de todo o país. 

O parecer aprovado pelo CNE segue agora para homologação do MEC.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags