Participamos do

Escrivão da Polícia foi vítima de estelionatários e ajudou na prisão de suspeitos

Conforme o delegado Renê Andrade, a maioria das vítimas ainda não tomou conhecimento de que compras foram realizadas em seus nomes
17:23 | Out. 19, 2018
Autor Carlos Holanda
Foto do autor
Carlos Holanda Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Entre as 50 vítimas cearenses de criminosos presos por estelionato, estava um escrivão do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O delegado titular do 1º Distrito Policial, Renê Andrade, afirmou durante coletiva na tarde desta sexta-feira, 19, que o servidor entrou em contato com a delegacia após receber ligação de cobrança referente a cartão de crédito que nunca possuiu. A partir disto, "nós realizamos um trabalho conjunto e resultou na prisão dos dois", afirmou o delegado sobre os golpistas.

Conforme Andrade, a maioria das vítimas ainda não tomou conhecimento de que compras foram realizadas em seus nomes. "Mas ele (o escrivão), com a sua experiência, nos procurou. A gente cruzou aqui as informações, obviamente fizemos levantamento de dados e chegamos a duas pessoas". 

Rômulo Leite Vasconcelos, de 26 anos, e o suposto comparsa, Isaac do Nascimento Torres, de 21 anos, compravam dados de pessoas por meio de outros criminosos cibernéticos, que atendiam esta demanda. Com dados em mãos, a exemplo de Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e cartão de crédito, realizavam compras no comércio de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Rômulo já respondia por crime de receptação.

Entre os materiais apreendidos estavam latas de leite - que custam aproximadamente R$ 100 -, relógios de marca, smartphones, chips de celular e fraudas geriátricas. Muitos destes objetos foram comprados em uma rede de farmácias, diz o titular do 1º Distrito.

O homem de 21 anos, inclusive, revendia algumas destas mercadorias no comércio do pai, uma padaria localizada no bairro Álvaro Weyne. Conforme o delegado, o filho negou que o microempresário soubesse da procedência dos produtos. O pai do jovem ainda será escutado e inquérito apurará, entre outras coisas, a veracidade da alegação. Se for constatado que ele tinha conhecimento de que a mercadoria era roubada, diz Andrade, o pai será autuado por receptação qualificada.
  
Outro objeto de investigação será o envolvimento de outras pessoas, que atuariam em conjunto com a dupla presa. 
 
As vítimas
 
Segundo o delegado, todas as 50 vítimas serão intimadas pra serem ouvidas. Elas serão orientadas a prestar Boletim de Ocorrência (B.O.) e, em função do inquérito instaurado, pedir cancelamento das dívidas referentes às compras. "Obviamente que toda transação que foi realizada deverá ser anulada".  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente