Participamos do

Aulas são retomadas em escola após invasão de assaltantes que roubaram até a comida

Grupo formado por três homens agrediu o vigilante e roubou equipamentos e comida da instituição. Material didático também foi levado
14:00 | Out. 18, 2018
Autor Larissa Carvalho
Foto do autor
Larissa Carvalho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Escola Municipal Professor Manuel Eduardo Pinheiro, situada na Rua Miriu, número 500, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, foi invadida por três homens armados durante a madrugada da última terça-feira, 16. Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na manhã da quarta-feira, 17, na Delegacia do 35º Distrito Policial, no bairro Curió. As atividades foram canceladas na quarta e foram retomadas nessa quinta-feira, 18, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação (SME).
 
Devido ao cancelamento das aulas e toda a situação, os estudantes, nervosos, ligaram para os seus pais. Segundo funcionário, o vigilante foi rendido e eles roubaram computadores, televisores, material didático, além de comer toda a comida do local. As paredes das salas de aula e os azulejos dos banheiros da escola foram pichados em alusão à organização criminosa Guardiões do Estado (GDE).
 
Em nota, aSecretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que "composições da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizam diligências no intuito de localizar e prender os suspeitos de roubarem objetos de um estabelecimento de ensino, localizado na rua Miriu, no bairro Edson Queiroz, Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7)”.
[SAIBAMAIS] 
As circunstâncias do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do 26º Distrito Policial (Edson Queiroz), conforme informações da SSPDS. "A Polícia Militar (PM) atua na área com equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do motopatrulhamento, bem como composições da Força Tática (FT), pertencentes à Unidade Integrada de Segurança 16 (Edson Queiroz)".
 
Além disso, equipes do Grupo de Segurança Escolar (GSE) e do Grupo de Segurança Comunitária (GSC), da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg), atuam no reforço da patrulha pelas vias do bairro e redondezas da escola.
 
O professor da escola Daniel Paixão lamentou o ocorrido, pois o material didático dos alunos foi roubado. "Além de agredir o vigilante, eles levaram alguns bens preciosos da escola. Levaram material que usamos no ensino pedagógico nas aulas. Situação muito complicada mesmo apesar da escola estar em uma comunidade tranquila e foi surpreendida pela violência".
 
Em nota, a Secretaria Municipal da Educação (SME) informou que “está tomando todas as providências cabíveis para garantir o reforço à segurança na escola e o apoio ao profissional atingido pela ação criminosa”. Nesse caso, a equipe de Mediação Social esteve na escola depois do ocorrido e ficou em contato com a gestão escolar da unidade.
 
Grupo de Segurança Escolar da Polícia Militar e equipe da Inspetoria de Segurança Escolar da Guarda Municipal tem o papel de realizar patrulhamentos, permanências e trabalhos preventivos nas escolas municipais de Fortaleza. “A SME espera que sejam realizadas as devidas apuração e investigação e que os culpados sejam identificados e punidos”.
 
Como denunciar
 
De acordo com orientações da SSPDS, a “população pode contribuir com as investigações, repassando informações que possam ajudar na elucidação do caso e na identificação dos suspeitos”. As denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia da SSPDS pelo número 181 e Disque Denúncia do 26º Distrito Policial (DP), através do número (85) 3101-3531. A identidade é preservada.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente