Participamos do

Escola oferece cursos gratuitos para recuperação e restauração de telas e encadernações

Principal objetivo do curso é capacitar participante para trabalhar na conservação e restauração
11:35 | Out. 17, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Recuperar telas e livros é um trabalho minucioso. Técnica e concentração são essenciais para restauração de peças que exigem cuidado, principalmente pelo valor simbólico que trazem. Além da possibilidade de reaver o próprio material, há espaço no mercado de trabalho para aqueles que desejam empreender e trabalhar na área. Por isso, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) está com inscrições abertas para cursos de conservação e restauração de telas e encadernações, gratuitos e presenciais.

  

Com limite máximo de 30 inscrições para cada formação, serão selecionados 15 alunos para cada curso. Caso esse número seja atingido antes do prazo, as inscrições serão encerradas. Apesar de a capacitação ser destinada a toda comunidade, jovens de 18 a 29 anos são o público preferencial. Durante o processo seletivo serão levadas em consideração as habilidades artísticas e manuais. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

De acordo com Marley Uchoa, coordenadora geral da escola, todo processo começa pela higienização. O principal cuidado é usar produtos e equipamentos específicos, que são necessários para finalizar com êxito a restauração. Para que o participante do curso tenha a experiência correta e completa do ensino, a escola de artes dará suporte aos selecionados com vale-transporte, para aqueles que não residem próximo ao local do curso, e material didático.

 

"Quem trabalha com a restauração precisa ter o olhar minucioso. Aquela está dialogando com aquele artista. Exige uma habilidade de concentração muito grande, para dissecar a obra, por exemplo; dizer onde está precisando de intervenção. Como a gente trabalha com acervo de museus, existe um cuidado e um zelo muito grande", afirma Marley Uchoa.

 

 

SERVIÇO

 

Curso de iniciação em conservação e restauração de bens patrimoniais móveis e integrados

Tela: 60 horas/aula – 15 vagas

Período de inscrições: 29, 30 e 31 de outubro

 

Encadernação: 40 horas/aula – 15 vagas

Período de inscrições: 17, 18 e 19 de outubro (ou até o limite de 30 inscrições)

 

Local das inscrições: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (avenida Francisco Sá, 1801, bairro Jacarecanga)

Horário: das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas

Informações: (85) 3238 1244.

 

 

Redação O POVO Online 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente