Participamos do

Professor do Instituto Tecnológico de Tóquio ministrará palestra na UFC

A palestra ocorrerá na sexta-feira, 21, às 10h, no anfiteatro da Pós-Graduação em Química (bloco 940), no Campus do Pici
21:08 | Set. 19, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]

O Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará (UFC) receberá nesta sexta-feira, 21, a palestra do professor Osamu Ishitani, do Instituto Tecnológico de Tóquio (Japão). Ishitani é um dos palestrantes estrangeiros convidados para o XIX Encontro Brasileiro de Química Inorgânica (BMIC), que ocorrerá em Fortaleza, de 24 a 28 de setembro.

Segundo informações da UFC, o pesquisador antecipou sua vinda ao Brasil a fim de conhecer os laboratórios do Grupo de Bioinorgânica da UFC e estabelecer novas colaborações com pesquisadores interessados na área. Na UFC, ele realizará palestra em inglês. A atividade é gratuita e aberta a alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores, bem como a profissionais de química, física, bioquímica e engenharias.

A palestra, intitulada "Photocatalytic systems for CO2 reduction consisting of metal complexes and semiconductors" (em tradução livre, "Sistemas fotocatalíticos para redução de CO2, compostos por complexos metálicos e semicondutores"), ocorrerá na sexta-feira, 21, às 10h, no anfiteatro da Pós-Graduação em Química (bloco 940), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Em sua apresentação, o convidado abordará o uso de novos tipos de fotocatalisadores baseados em complexos metálicos para a redução de CO2, em um contexto de aquecimento global e de escassez de fontes de combustível fóssil. O professor Ishitani falará sobre arquiteturas moleculares para intensificar a eficiência desses materiais e adicionar novas funções aos sistemas fotocatalíticos de redução de gás carbônico.

Sobre o visitante

Osamu Ishitani é professor titular do Departamento de Química do Instituto Tecnológico de Tóquio (Japão) e autor de publicações em revistas científicas de renome internacional. Suas pesquisas envolvem fotossíntese artificial, fotoquímica de compostos de coordenação e fotocatalisadores para redução de CO2. Até 2019, exercerá o cargo de diretor de pesquisa da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST).

Tem doutorado (1987) em Fotoquímica pela Universidade de Osaka e mestrado (1982) em Química Orgânica pela Universidade de Kobe. Atuou como pesquisador visitante no Instituto Hahn-Meitner de Berlim (Alemanha), na Universidade de Nottingham (Reino Unido) e na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill (EUA). Há dois anos é o editor regional para a Ásia do periódico científico Journal of Photochemistry and Photobiology A (JPPA).

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente