Participamos do

Departamento de Ciências Sociais promove palestras para comemorar 50 anos de fundação

Curso nasceu na época da ditadura militar e promove formação pautada em questões sociais e políticas
09:00 | Set. 17, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Fundado em 1978 durante a ditadura militar, o curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) completa 50 anos. Palestras, mesas e rodas de conversa farão parte da programação de comemoração, que começa nesta segunda-feira, 17, e vai até sexta-feira, 21. A trajetória do curso será relembrada com mesa redonda às 18h30min de amanhã. 

Para o pesquisador César Barreira, do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), ligado ao curso, os 50 anos foram de contribuições acadêmicas e políticas. “Formamos muitos alunos que hoje são professores, não só nas universidades do Estado, mas em várias outras espalhadas pelo Brasil”, relembra. Alguns professores e ex-alunos irão compor as mesas para discussão. 
[SAIBAMAIS]
César afirma que o curso de Ciências Sociais desde o início foi pautado por lutas sociais e pela fomento do pensamento crítico. O pesquisador lembra ainda que, no ano em que o curso foi fundado, o Estado controlado pelos militares aprovou a Ato Institucional nº5 (AI-5), um dos mais duros decretos da ditadura. 

Exposição de livros publicados por docentes será realizada durante a semana. Os professores fundadores do departamento e duas alunas que se formaram na primeira turma das Ciências Sociais da UFC farão parte dos debates. Movimento estudantil, lutas sociais e mercado de trabalho serão temas discutidos na programação.
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente