Participamos do

Mulheres representam maior parte do público que prestará provas do Enem 2018

Grupo feminino simboliza 59% do total de candidatos no Brasil e 55,6% no Ceará
15:01 | Set. 15, 2018
Autor Wanderson Trindade
Foto do autor
Wanderson Trindade Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]As provas que proporcionam as maiores chances de ingresso no ensino superior no País estão cada vez mais próximas. Realizado nos dias 4 e 11 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado para mais de 5,5 milhões de candidatos, sendo 328.592 somente no Ceará. Maior parte destes públicos são compostos por mulheres.
  
O grupo feminino representa 59% do total de candidatos em todo o País. Os números cearenses, por sua vez, são de 55,6% de mulheres. Dentro deste perfil, a estudante Alana Rodrigues prestará o teste pela quarta vez seguida. “Mas agora vai ser pra valer”, diz.
  [SAIBAMAIS]
Ela explica que nas duas primeiras oportunidades prestou a prova “só como teste”. “E, infelizmente, (na terceira vez) eu não passei para o curso que queria. Mas neste ano vou conseguir”, projeta a jovem de 17 anos, que pretende cursar graduação em Pedagogia.
  
Concluindo o ensino médio no fim de 2017, Alana hoje estuda em casa, com auxílio de uma professora particular. Com isso, ela também faz parte do grupo de candidatos cearenses que já concluíram o ensino médio: 49%. Por outro lado, 37,7% dos inscritos estão no último ano escolar.
  
Treineiros
Assim como Alana em suas duas primeiras provas, outros 39.008 cearenses prestarão o Enem este ano para autoavaliação. Este público é considerado pelo Ministério da Educação (MEC) como “treineiros”, que é um conjunto de candidatos menores de 18 anos, até a data da primeira prova, e que concluirão o ensino médio em anos seguintes ao da aplicação do exame.
  
Inscrições
Maior concentração de inscrições no Ceará, Fortaleza detém o maior percentual de candidatos no Enem 2018: 33,8%. Juazeiro do Norte e Caucaia são os municípios cearenses que completam esse pódio, com 12.979 e 12.796 postulantes, respectivamente. O município com menor número de inscritos é Banabuiú, 492.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente