Participamos do

Dia do Basta mobiliza centrais sindicais e movimentos sociais em todo o País

Ato em Fortaleza reuniu cerca de cinco mil pessoas, segundo cálculo dos organizadores
23:04 | Ago. 10, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
No Dia Nacional de Paralisação ou Dia do Basta, atos em todos os estados do Brasil foram realizados por centrais sindicais e movimentos sociais nesta sexta-feira, 10. No Ceará, a Capital cearense reuniu 5 mil pessoas em passeata nas ruas do Centro, em Fortaleza, segundo contagem dos organizadores.

Partindo da Praça da Bandeira com destino à Praça do Ferreira, o ato contou com a participação de metalúrgicos, comerciários, bancários, professores e rurais. Além da Capital, foram realizadas manifestações em outras cidades do Interior como Madalena, Limoeiro do Norte, Quixadá e Juazeiro do Norte.

Os manifestantes pediam a redução dos preços do gás de cozinha e gasolina, o fim dos desemprego e arrocho salarial. Com o Dia do Basta, ocorreram paralisações de atividades, atrasos de turnos e panfletagens, além dos atos nos municípios.

As centrais sindicais, federações e sindicatos de diversos ramos participaram juntos dos movimentos em todo o País. "Os atos marcaram o início das atividades do segundo semestre, pautando assuntos de interesse dos trabalhadores que vêm sofrendo com os aumentos de preços", afirma a presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Enedina Soares.

Ela defende que os trabalhadores se unam nesse período eleitoral de forma a não escolher candidatos que votaram pela aprovação de propostas como a reforma trabalhista. "Muitos trabalhadores estão sendo explorados. Vamos fazer campanha para que os golpistas não sejam reeleitos", finalizou.

Além do Ceará, foram registrados atos em todos os estados do País. O maior deles, em São Paulo, reuniu manifestantes na frente a sede da Fiesp, na avenida Paulista. Em diversas refinarias do País foram realizadas mobilizações contra a privatização da Petrobras.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente