Participamos do

Com volta às aulas, AMC reforça fiscalização de trânsito em escolas de Fortaleza

A atividade teve início na quarta-feira, 1º, e continua nesta quinta-feira, 2. Equipes da autarquia visitam 5 escolas por dia entre 6h30min e 8 horas, e de 11 horas ao meio-dia
11:55 | Ago. 02, 2018
Autor Gabrielle Zaranza
Foto do autor
Gabrielle Zaranza Estagiária de Agenda Cultural do Vida&Arte
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O mês de agosto marca o reinício do período letivo para muitos estudantes. Com o intuito de garantir a segurança durante o embarque e desembarque dos alunos, bem como orientar mães e pais a respeito das leis de trânsito, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) está intensificando o controle de tráfego no entorno das principais instituições de ensino. A atividade teve início na quarta-feira, 1º, e continua nesta quinta-feira, 2.

[VIDEO1]
O supervisor de operação da AMC Fabiano Lopes explica que a ação compreende disciplinar o acesso às redes de ensino, assegurando o respeito às normas de circulação e fluidez viária. “Escolhemos escolas com alto índice de reclamações, como estacionar em fila dupla e em locais proibidos, além de outras situações que o código de trânsito proíbem”, diz. O supervisor destaca, ainda, que os condutores que insistem em cometer infrações estão sujeitos à autuação. 

Para levar a filha ou filho com segurança à escola, Fabiano aconselha que os responsáveis cheguem com antecedência, procurem um local para estacionar e não prolonguem o momento do embarque/desembarque da criança. Os agentes de trânsito verificam ainda o uso adequado do cinto de segurança e da cadeirinha apropriada para automóvel.  

[FOTO2]
Em conjunto com o trabalho de fiscalização, a Gerência de Educação da autarquia desenvolve o processo de educação no trânsito, conversando com os pais e distribuindo panfletos com orientações acerca das regras que devem ser cumpridas. “Realizamos a ação educativa orientando os pais a respeito da forma correta de estacionar, para que o fluxo não seja prejudicado”, explica o agente de trânsito Ribeiro Filho. 

Realizando o controle viário na frente da escola e nos cruzamentos próximos, as equipes da AMC visitam 5 redes de ensino por dia, trabalhando em dois horários; de 6h30min às 8 horas, e de 11 horas ao meio-dia. Nesta terça, as escolas contempladas foram: Tia Léa, Santa Cecília, Christus e duas sedes do Ari de Sá.
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente