Participamos do

Caminhada com Maria deve reunir 2 milhões de fiéis na Capital; veja esquema de policiamento e trânsito

Em sua 16ª edição, o tema deste ano será %u201CCaminhamos com Maria, Mãe da Igreja%u201D
10:52 | Ago. 04, 2018
Autor Israel Gomes
Foto do autor
Israel Gomes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
 
A tradicional Caminhada com Maria, que celebra a padroeira da Capital, deve reunir cerca de 2 milhões de pessoas no próximo dia 15 de agosto. A cerimônia religiosa terá início às 12 horas, com uma missa no santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha.
 
Após o término da celebração, os fiéis seguirão um percurso de cerca de 12 quilômetros até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde acontecerá a cerimônia de coroação da padroeira. O trajeto contará com dez pontos de apoio. O padre Francisco Francileudo, coordenador geral do evento, orienta que os fiéis usem tênis e roupa leve para evitar desconforto durante o longo percurso.
 
Policiamento
O evento contará com um esquema de policiamento especial. 138 profissionais irão acompanhar a concentração, o percurso e a finalização da celebração. Durante a caminhada, os fiéis serão acompanhados por 16 motocicletas e duas viaturas.
 
[SAIBAMAIS]
O major Hayalla Moreira orienta aos que forem participar que evitem levar objetos de valor. Ele reforça que as pessoas com “má intenção” teriam dificuldade para cometer possíveis furtos e roubos, facilitando o trabalho da Polícia.

Trânsito
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibilizará 190 profissionais durante a cerimônia. Segundo Wellington Cartaxo, chefe do núcleo de operações, as atividades começam às 7 horas, com isolamento no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, local de concentração do evento.

A partir das 12 horas, as ações da AMC serão intensificadas para dar suporte na caminhada. Alguns bloqueios temporários serão colocados durante o percurso, à medida que o cortejo for avançando.

Wellington recomenda aos condutores que trafegam pela Leste-Oeste, que utilizem vias alternativas como a Francisco Sá e Sargento Hermínio. Nos cruzamentos onde houver bloqueio, os agentes de trânsito encaminharão os condutores de veículo a uma rota alternativa. 

Percurso
O trajeto começa na avenida Dom Aloísio Lorscheider, segue pelas avenidas Benu Marcondes, Mozart Pinheiro Lucena, passa pela av. Desembargador Hermes Paraíba, av. Coronel Carvalho, av. Radialista José Lima Verde, rua Estevão de Campos, rua Peri, trafega por toda a av. Leste-Oeste e av. Alberto Nepomuceno até a catedral Metropolitana de Fortaleza.
 
16ª edição
Em sua 16ª edição, o tema deste ano será “Caminhamos com Maria, Mãe da Igreja”. Segundo o arcebispo José Antonio, a escolha foi por conta da orientação do papa Francisco para resgatar o histórico da vida de Maria, na celebração litúrgica. “Reconhecê-la como mãe da Igreja é importante para a comunidade de fé. Só seremos uma sociedade humana harmoniosa se houver laços de maternidade, paternidade e fraternidade entre nós”, enfatiza.
 
Serviço
16ª Caminhada com Maria
Quando: 15 de agosto de 2018
Onde: início no santuário Nossa Senhora da Assunção, na av Dom Aloísio Lorscheider.
Horário: às 12 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente