Participamos do

UFCA e UFC lideram ranking nacional de transparência entre universidades federais

Pesquisa foi realizada entre 63 instituições de todo o Brasil
11:22 | Jul. 18, 2018
Autor Wanderson Trindade
Foto do autor
Wanderson Trindade Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade Federal do Ceará (UFC)  estão no topo do ranking anual de transparência entre instituições federais brasileiras. Elaborado pelo jornalista Cristiano Alvarenga, o levantamento analisa desempenho dos órgãos no cumprimento da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).

Para o ranqueamento, três aspectos das universidades foram considerados: pedidos de acesso a informações respondidos; tempo médio de respostas; e prorrogações de prazos para atender as demandas.

De acordo com a investigação, a UFCA lidera a lista por ter atendido a todas as solicitações, em media de 6,9 dias, sem prorrogar os prazos estipulados.

Segunda colocada, a UFC, por sua vez, também respondeu a 100% dos pedidos solicitados em 2017, mas com tempo médio de 7,4 dias, chegando a prorrogar 7,77% dos prazos previstos.

Ao comparar os números das duas instituições, no entanto, verifica-se que a UFC recebeu em torno de 2,5 vezes mais solicitações. Para a Universidade do Cariri, 163 pedidos foram requeridos, ao passo que a UFC obteve 412 demandas.

De acordo com a Lei de Acesso à Informação, o prazo médio de respostas para solicitações é de 20 dias, podendo ser prorrogadas por mais 10 dias. A pior colocada no ranking é a Universidade Federal do Piauí (UFPI), que respondeu a 87,06% dos 255 pedidos solicitados, no prazo médio de 29,2 dias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente