Participamos do

"Queremos fazer blitz em todos turnos e em muitos locais da Cidade", diz superintendente da AMC

Na avenida Osório de Paiva, via com o maior número de acidentes na cidade, a instalação dos semáforos começa na semana que vem. A partir de setembro, os motoristas que ultrapassarem 50 Km/h na via serão multados
21:41 | Jul. 19, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]

O superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, anunciou nesta quinta-feira, 19, que a partir do segundo semestre de 2018, ações de mobilidade vão reformular a sinalização e a fiscalização de velociade em algumas vias de Fortaleza. 

O anúncio foi feito durante o segundo Fórum Internacional de Boas Práticas em Fiscalização do Trânsito, promovido pela Prefeitura de Fortaleza com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global. O evento acontece no Hotel Luzeiros e debate a fiscalização de trânsito como facilitador para prevenir e reduzir os acidentes na Capital.
[SAIBAMAIS]
Na avenida Osório de Paiva, via com o maior número de acidentes na cidade, a instalação da sinalização do novo limite de velocidade começa a partir de setembro. A velocidade máxima será reduzida para 50 km/h. No primeiro momento, a fiscalização segue em caráter educativo.

Na avenida Leste-Oeste, onde também houve a redução do limite de velocidade, a fiscalização em caráter educativo foi prorrogada. Números apresentados durante o Fórum apontam que a redução destes dez quilômetros diminui em 35% da força do impacto das colisões.

A avenida Valparaíso, no bairro Jangurussu, e a avenida Dionísio Leonel Alencar, que liga a BR-116 a Messejana, receberão radares para melhorar a segurança viária, especialmente de ciclistas e pedestres.

Durante o Fórum, agentes da AMC, policias Rodoviários Estaduais e Federais, representantes do Detran e da Polícia Civil participam de palestras, incluindo especialistas da Europa, e trocam informações para saber como e o que funciona em outros países, com foco na prevenção de acidentes de trânsito.

Entre os convidados internacionais, estão o gerente de policiamento de trânsito da Global Road Safety Partnership (ou Parceria Global pela Segurança Viária, em tradução livre), braço da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, Marcin Flieger; além do consultor internacional Mihai Calinoiu.

“Precisamos abrir a Cidade para conhecer outras práticas de trânsito e salvar a vida das pessoas. Fortaleza tem conseguido reduzir o número de acidentes e, consequentemente, de óbitos no trânsito, mas esse intercâmbio de ideias já acontece pela segunda vez e muitas ações foram realizadas com base no que aprendemos no ano passado”, enfatizou o secretário executivo da Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia.

Na primeira edição do Fórum em 2017, as discussões se concentraram em evitar acidentes causados por alcoolemia, um dos principais fatores de risco que mais provocam acidentes com mortos e feridos em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Os números apresentados nesta quinta-feira mostram que, com a fiscalização da lei seca entre janeiro e junho deste ano, apenas as equipes da AMC já realizaram 34.206 testes e 558 condutores foram autuados.

“A gente quer ampliar esse tipo de fiscalização, realizar blitze em todos os turnos e em diversos locais da Cidade para que o motorista perceba isso e pense duas vezes antes de beber, dirigir e provocar um acidente", destacou o superintendente da AMC, Arcelino Lima.

Já sobre a fiscalização do uso correto do capacete, para os motociclistas, foram realizadas 16.687 abordagens no mesmo período. Resultado desse trabalho em conjunto, incluindo análises aprofundadas de dados, melhorias de infraestrutura e campanhas de educação para o trânsito, é a redução no índice de óbitos por 100 mil habitantes em 35%, se comparados os dados de 2011, quando teve início a Década de Ação para Segurança Viária da ONU, e o ano passado. Em 2011, o número absoluto de pessoas que morreram nas ruas e avenidas de Fortaleza foi de 381, contra 256 mortes em 2017. 
 
ERRAMOS: na versão original da matéria, foi informado erroneamente que a fiscalização na Osório de Paiva começa em setembro, mas a data é quando começa a implantação da sinalização de velocidade. Já na Osório de Paiva, o início das multas não será mais em agosto. A fiscalização segue em caráter educativo, sem nova data definida. Também foram corrigidas as grafias dos nomes do superintendente da AMC e do secretário executivo da Conservação de Serviços Públicos.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente