Participamos do

Procon dá início a operação de férias em pontos turísticos da Capital

Os turistas poderão abrir reclamações e receber orientações, além de material educativo
16:34 | Jul. 04, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
A unidade móvel do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) iniciará a partir desta quinta-feira, 5, uma operação de atendimento nos principais pontos turísticos da capital. A "Ação Férias Legal" tem como objetivo resolver problemas e conflitos mais comuns neste período de alta estação, como publicidade enganosa, ofertas não cumpridas e cobranças indevidas.

Durante os procedimentos de abertura de reclamação, os técnicos do Procon entrarão em contato com as empresas com o objetivo de resolver o problema. No caso de turistas, a intenção é resolver o problema antes que ele retorte a sua região natal. 

O Procon ainda ressalta que, para registrar uma reclamação, o consumidor que se sentir lesado deve estar portando uma cópia dos documentos que comprovem a compra de algum produto ou aquisição de algum serviço, como nota ou cupom fiscal. Além disso, também é necessária a cópia da documentação pessoal. Caso o turista não esteja na capital a tempo de comparecer a audiência, ele poderá participar através da ferramenta de audiência virtual, realizada via webcam ou WhatsApp.

Ainda durante o programa, será distribuída a Cartilha Direitos do Consumidor Turista, produzida em português e inglês. O conteúdo traz definições básicas sobre o Código do Consumifor (CDC) e orientações sobre direitos em transportes aéreos e terrestre, pacotes turísticos e hospedagem. A cartilha está disponível no site da Prefeitura de Fortaleza.

A ação seguirá até o dia 14 de julho e passará por locais com grande circulação de turistas, como Mercado Central, Praça do Ferreira e Centro Fashion. Confira a programação:

Feirinha de Artesanato
Quando: quinta-feira, 7, das 17 às 20 horas 
Onde: av. Beira Mar 

Mercado Central
Quando: sexta-feira e sábado, 6 e 7, das 9 às 12 horas
Onde: av. Alberto Nepomuceno, 199, Centro

Estátua de Iracema Guardiã
Quando: quinta-feira, 15, das 17 às 20 horas
Onde: av. Beira mar, 1140 

Centro Fashion
Quando: sexta-feira, 13, das 17 às 20 horas
Onde: av. Filomeno Gomes, 430, Jacarecanga 
 
Praça do Ferreira 
Quando: sábado, 14 de julho, das 9 às 12 horas
Onde: rua Floriano Peixoto, Centro
 
Redação O POVO Online 



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente