Participamos do

Moradores do Centro se mobilizam para reforma da Praça Coração de Jesus e da Cidade da Criança

O grupo, que se reúne desde 2010, conseguiu apoio da Prefeitura para a ação. Obras devem começar no primeiro semestre de 2019
11:02 | Jul. 20, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Em 2010, um grupo de moradores do Centro e de bairros do entorno decidiu se juntar para promover ações de valorização do Centro da Cidade. Juntos, integrantes do Viva o Centro Fortaleza conseguiram apoio da Prefeitura para a reforma de equipamentos públicos que escolheram em acordo: a Praça Coração de Jesus e a Cidade da Criança. As obras, que devem começar no primeiro semestre de 2019, incluem intervenções nos pisos, no paisagismo, na iluminação, na irrigação e no mobiliário urbano, como bancos e lixeiras.

O guia de turismo Paulo Probo, 50, um dos idealizadores do Viva o Centro Fortaleza, fala que a escolha dos locais se deu devido à grande movimentação nos arredores. Na Igreja Coração de Jesus e no terminal de ônibus desembarcam diariamente 87 mil pessoas. Ele conta que a reforma se tornou possível após uma consulta pública feita pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), para saber que locais mais representativos da cidade precisavam de reforma imediata. O grupo fez campanhas e mobilizou a população para votar na Praça Coração de Jesus e na Cidade da Criança.

[SAIBAMAIS]“(A praça) estava sem um olhar especial da Prefeitura. Foi papel nosso plantar essa semente de reativar”, considera Paulo. As ideias para a reforma estão sendo discutidas de forma coletiva. No próximo domingo, 22, o grupo realiza uma reunião com uma equipe do curso de Arquitetura da Estácio para discutir intervenções. O objetivo é conseguir escutar mais moradores. “Queremos saber o que o morador pensa sobre a praça, o que ele quer da praça”, coloca. 

No encontro, também serão feitos jogos de tabuleiro e brincadeiras, além de uma feijoada comunitária para beneficiar a reforma de uma banca de revistas de uma das integrantes do grupo. Quem quiser aderir à refeição pelo valor de R$ 10 também estará participando de um sorteio de viagem à Jericoacoara.

“Queremos manter a nossa memória viva, a memória do passado da cidade, atuar no presente de uma forma coletiva, pensando, sonhando e agindo juntos, para deixar um futuro mais bacana para as próximas gerações”, afirma Paulo. Ele também convida novos moradores a integrar o movimento, participando das reuniões que ocorrem mensalmente, geralmente no dia 13, na Praça Coração de Jesus. 

Serviço
Oficina de ideias para a realização do projeto de reforma da praça coração de Jesus
Data: 22/07, a partir das 9 horas
Local: Praça Coração de Jesus (Av. Duque de Caxias, 135 - Centro)
Mais informações: 9 9765-1589 / 9 8767-9807 (Whatsapp)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente