Participamos do

Junho teve maior redução do número de homicídios nos últimos meses, diz André Costa

Mesmo com dados ainda não consolidados, esse mês deve ser o terceiro consecutivo a ter diminuição do índice
15:43 | Jul. 03, 2018
Autor Alexia Vieira
Foto do autor
Alexia Vieira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O mês de junho de 2018 é o terceiro consecutivo a apresentar redução no número de Crimes Violentos e Letais Intencionais (CVLI). No mesmo mês do ano de 2017, 474 pessoas foram assassinadas no Ceará. Este ano, o número caiu para 344 casos em junho, configurando 29,54% de diminuição no índice. Apesar dos dados divulgados até agora não serem consolidados, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, afirmou na manhã desta terça-feira, 3, que a diminuição foi a maior dos últimos meses. 

[SAIBAMAIS] Abril foi o primeiro mês deste ano a apresentar redução de números de homicídios no estado: 2% a menos. Já em maio, a queda foi mais significativo com diminuição de 21%. Apesar das reduções, se comparado os primeiros seis meses de 2017 com os de 2018, o número praticamente não tem mudança. No ano passado, pelo menos 2.299 homicídios foram registrados no primeiro semestre, contra 2.340 deste ano. Foram 41 assassinatos a mais, configurando um aumento de 1,78% no índice.

Para André Costa, a diminuição dos números nos últimos meses é devido ao maior contingente de policiais e investimentos em trabalho de inteligência. Ele afirma que, em Fortaleza, as reduções estão mais concentradas em locais onde já foram implantadas Unidades Integradas de Segurança (Uniseg), programa do governo para aumentar policiamento por área. As reduções percebidas nestes meses foram as primeiras em mais de um ano. Os primeiros três meses de 2018, no entanto, não seguiram a mesma tendência, tendo aumento do número de assassinatos em todos eles. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente