Participamos do

Estudantes do Ensino Médio mantêm rotina de estudos nas férias como preparação para Enem

"Escolas pólos" oferecem aulões para mais de 118 mil estudantes do Ensino Médio do Interior e Capital
20:13 | Jul. 05, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Do interior e capital do Ceará, mais de 118 mil estudantes preparam-se para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 durante aulões ministrados nas férias. Além de práticas de redação, “escolas pólos” oferecem gratuitamente reforço das quatro áreas de conhecimento exigidas pelo Exame para alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Rede Estadual do Ceará. O ‘Enem não Tira férias’ integra o projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, que prepara os pré-universitários para a avaliação. 

No total, haverá 270 escolas para receber os estudantes em todo o Estado. As vagas foram destinadas para as unidades escolares, que encaminharam os estudantes aos pólos de ensino. Os 118 mil inscritos tiveram de demonstrar interesse junto à instituição onde estudam para participar da ação. 

Rogers Mendes, titular da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), afirma que naturalmente as escolas já preparam os estudantes para o Exame Nacional. “Entendemos a importância que professores e alunos dão ao Enem. Acreditamos que há uma sinergia forte, e a secretária faz o papel apenas de incentivar e apoiar aquilo que naturalmente as escolas construíram”, reconhece o secretário da pasta. 

O Enem não tira férias é uma ação mais articulada em que a Seduc consegue oferecer temas de redações semanalmente para que os estudantes possam fazer a prática. A gente disponibiliza um sistema online, onde os alunos podem fazer o upload e receber o feedback com correção”, afirma. Nos pólos, a preocupação é ter condições logísticas para que os estudantes se sintam acolhidos.

Juliane Oliveira, 17, estuda na Escola Profissional Juarez Távora e vai participar do intensivão de férias. Cursando o 3° ano do Ensino Médio, a estudante espera superar todas as expectativas. De acordo com ela, vários alunos da escola passaram em universidades públicas e privadas, por isso almeja obter o mesmo êxito. “Na hora da preparação prefiro estudar matemática, devido ao número de questões. Por querer cursar fisioterapia, tenho me dedicado também ao estudo na área de ciências”, relata. Juliane espera ter mais um suporte com o conhecimento a ser adquirido durante o projeto Enem não tira férias.

Na manhã desta quinta-feira, cerca de 800 alunos estiveram no teatro do Shopping RioMar Fortaleza para a abertura da maratona de estudos promovidos pela Seduc, que iniciou às 8 horas da manhã e prosseguiu até às 11h30min. Na programação, aulas de redação e motivacional foram ministradas, respectivamente, pelos professores Vicente Júnior e Dyego Feitosa. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente