Participamos do

Entenda por que choveu tanto em Fortaleza e outras cidades do Ceará nas últimas horas

12:15 | Jul. 08, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Atualizado em 9/7/2018 às  10h03min
 
[FOTO1]
Mesmo com a quadra chuvosa tendo se encerrado há mais de um mês, Fortaleza e outras cidades do Ceará registram fortes chuvas desde a última sexta-feira, 6. Só na Capital, o acúmulo de precipitações chegou a 108,2 mm. Foi uma das maiores chuvas do ano. Nas últimas 24 horas, choveu em 39 municípios do Ceará.

Segundo imagens do satélite Goes-16, existe atualmente uma nebulosidade sobre o Ceará, cujas nuvens estão associadas a áreas de instabilidade formadas sobre o oceano Atlântico  e que se descolam para o continente. 
 
[SAIBAMAIS]
  
De acordo com a Fundação Cearense de Metereologia e Recurso Hídricos (Funceme), as precipitações que aconteceram no Estado neste fim de semana estão associadas à presença de Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), que se deslocaram do oceano Atlântico em direção ao continente. Os DOL são perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o litoral leste do Brasil.
 
Anteriormente, O POVO Online havia afirmado que o motivo das precipitações seria a Zona de Convergência Intertropical. Entretanto, a afirmação estava incorreta.  

 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente