Participamos do

Eclipse lunar: céu nublado frustra grande público que se reuniu na Praia de Iracema; veja imagens

O POVO Online esteve na Praia de Iracema e acompanhou o evento junto à um grande número de pessoas
19:30 | Jul. 27, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO2] 
 
No início da noite desta sexta-feira, 27, aconteceu o maior eclipse lunar registrado neste século. Apesar do evento ter sido transmitido ao vivo na internet, alguns aproveitaram o horário, fim do expediente ou das aulas, para acompanhar o evento presencialmente. Em Fortaleza, diversas pessoas se reuniram para assistir ao fenômeno e O POVO Online esteve na Praia de Iracema, acompanhando o eclipse junto com o público. 
 
Entre os diversos presentes, muitos acompanhavam o fenômeno com câmeras na mão, desde às profissionais até as câmeras dos celulares. Entre os presentes, um deles portava um telescópio para garantir que não perderia nenhum detalhe. Mauricio Soares, 32, é físico e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e contou que, mesmo com o telescópio, não conseguiu ver nada. "Se a visibilidade melhorar até as 19h, vai dar pra ver o final do eclipse", disse ele.
 
[FOTO3]
 
Maurício também comentou que seria possível observar detalhes de outros planetas do sistema solar como Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, e também do cinturão de asteróides Vesta. 
 
Um grupo de professores do IFCE em Juazeiro do Norte, amigos de Maurício, também estava observando o eclipse e enviaram para ele algumas imagens que conseguiram registrar.
  
Lívia Linhares Madruga, de 9 anos, estava no local desde as 17h e reclamava pelo "atraso" da lua. "Vi o Sol se por, e o céu ficou rosa, da minha cor preferida", contou ela à reportagem. "Eu acho que a Lua vai ficar bem grande e bem vermelha. Vai ser legal" concluiu ela, animada.
[FOTO4]
A mãe de Lívia, Juliana Madruga, conta que foi a filha quem a pediu para ir ver o eclipse. "Viemos ver o eclipse e conferir como a lua vai ficar depois", disse ela.

O universitário Diogo Lisboa, de 33 anos, levou sua câmera e contou que estava com grande expectativa para assistir ao evento. "Desde cedo, já coloquei a câmera pra carregar umas duas vezes para não perder nenhuma foto". Apesar do tempo nublado e da demora, ele garantiu que esperaria pelo eclipse, em grande expectativa. Diogo chegou cedo e tirou fotos do por do sol, garantindo belos registros.
 
[FOTO1]
Com um grupo de amigos e aguardando ansiosamente pelo eclipse, Claudemir Pereira, 30 anos, estava com um grupo de amigos e contou à reportagem que esperava pelo fenômeno desde cedo. "Temos esperança que ainda apareça e a gente consiga fazer uma foto bacana", disse ele.
 
Já passavam das 18h20min quando a Lua, timidamente, apareceu no céu. Algumas das pessoas que, antes esperavam, já estavam saindo. Apesar das comemorações, ela não se demorou. Por mais ou menos dois minutos ela esteve visível no céu, para a (curta) felicidade dos presentes, que aguardaram fielmente pela aparição da lua. Próximo do horário do fim do eclipse, por volta das 18h40min, ela novamente apareceu, mas também não se demorou.  
 
Enquanto, a olho nu, ela aparecia pequena, muitos presentes formaram fila para acompanhar o fenômeno pelo telescópio de Maurício, que gentilmente cedeu o equipamente. Era possível visualizar a Lua meio escondida entre as nuvens.  
 
Pouco antes das 19h o céu abriu, permitindo ver o eclipse que ainda cobria cerca de 10% da Lua. Entretanto, grande parte do público que estava no local já tinha ido embora.

[FOTO5] 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente