Participamos do

Direção do Crio admite suspender atendimento em Fortaleza a novos pacientes do SUS

Administração da entidade argumenta que está há três meses sem receber verba do Ministério da Saúde repassada pela Prefeitura de Fortaleza
23:01 | Jul. 03, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O atendimento a novos pacientes com câncer no Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) pode ser suspenso ainda nesta semana. A medida afeta doentes que chegam ao local pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a direção da unidade, a Prefeitura de Fortaleza não renovou o contrato com a instituição e parou, há três meses, de fazer os repasses financeiros para manter a prestação do serviço. Segundo a administração do Crio, empresas estão parando de fornecer medicamentos e insumos por falta de pagamento. 

O Centro realiza aproximadamente 20 mil atendimentos oncológicos por mês, sendo 85% dos pacientes assistidos pelo SUS. Ainda segundo a administração do local, mensalmente são acrescidos até 450 novos pacientes à unidade pelo sistema público. 

Segundo Wélida Fernandes, coordenadora administrativa do Crio, desde dezembro o contrato entre a Prefeitura e o Centro encerrou. Ainda assim, no primeiro trimestre, o Município fez o repasse do montante financeiro para atendimento dos doentes, segundo ela. “Mas estamos sem receber desde abril. Agora, corremos risco de parar, não estamos conseguindo comprar medicamentos, já que alguns laboratórios não estão fazendo o repasse devido a nossa inadimplência”, explicou. 

Ela alertou que o Crio está na iminência de parar o atendimento e estimou que, se nada for feito, a paralisação deve ocorrer em dois ou três dias. “Já fizemos um chamamento público e encaminhamos documentos à Promotoria de Saúde Pública para tentar receber esse valor”, disse. 

Impasse

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disse desconhecer o motivo da suspensão do atendimento. Esclarece ainda que a recomendação do Ministério da Saúde é de continuidade dos tratamentos para que os repasses de verbas do SUS sejam realizados para a instituição.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente