Participamos do

Chuvas voltam a banhar Fortaleza nesta manhã, entenda o motivo

Capital e municípios do Interior recebem chuvas desde o fim de semana. Entre sexta e sábado, foram registrados 108,2 milímetros em Fortaleza, uma das maiores chuvas do ano
06:51 | Jul. 10, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Depois das intensas precipitações no fim de semana, Fortaleza amanheceu com chuva nesta terça-feira. O fenômeno ocorre mais de um mês após o fim da estação chuvosa, que vai de fevereiro a maio.

A Fundação Cearense de Metereologia e Recurso Hídricos (Funceme) havia atribuiu as recentes chuvas a Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), que se deslocaram do oceano Atlântico em direção ao continente. Os DOL são perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o litoral leste do Brasil.

As maiores chuvas na Capital ocorreram entre sexta-feira, 6, e sábado, 7. A quantidade registrada chegou a 108,2 milímetros no posto localizado no bairro Água Fria. Foi uma das maiores chuvas do ano na Capital. Nesse dia, houve chuva em 67 municípios.

Entre sábado e domingo, choveu em 68 municípios. O maior registro foi em Paracuru, com 87,4 milímetros. DE domingo para segunda-feira, houve chuva em 18 municípios, com destaque para Trairi, com 81 milímetros.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente