Participamos do

Após críticas, shopping de Fortaleza cancela consultas gratuitas ofertadas por optometristas

Oftalmologistas acusam a outra categoria de não ter a competência para tais funções
15:16 | Jul. 26, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A administração do Via Sul Shopping cancelou a oferta de consultas oculares e armações gratuitas previstas para o próximo sábado, 28. O evento foi alvo de impasse após optometristas serem convidados a realizar exame de refração e identificar acuidade e grau dos óculos dos pacientes. Oftalmologistas acusaram tais profissionais de não terem competência para os procedimentos e de estarem exercendo ilegalmente funções médicas.

“O Via Sul Shopping está em contato com a Ferrovia, empresa responsável pelo evento, para garantir que todas as orientações dadas pela Sociedade Cearense de Oftalmologia sejam cumpridas. Até que isso ocorra, o Feirão Óptico está cancelado”, informou em nota a assessoria de imprensa do empreendimento. 

Entenda o impasse
[SAIBAMAIS]
O argumento da Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia apontou o trabalho dos optometristas como de caráter técnico. “As doenças têm de ser tratadas por médicos, não por técnico leigo. E quem está exercendo a medicina sem ser médico está ilegal. O Shopping está sendo conivente”, disse Davi Lucena, presidente da categoria. Ele ainda ressaltou que na consulta médica é quando o profissional pode verificar uma série de evidência sobre a saúde ocular, análise que, segundo ele, não é feita por optometristas.

Em meio às críticas, o presidente de honra do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Ceará (Croo-CE), José Bezerra, saiu em defesa dos colegas convidados para o evento. “A saúde não é privativa, é de todos os profissionais. Não podemos passar remédio, cortar, fazer cirurgia, dar injeção, mas medir visão é a nossa profissão”, ponderou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente