Participamos do

Segunda Célula de Proteção Comunitária é entregue em Fortaleza

A primeira Célula de Proteção Comunitária foi instalada no bairro Jangurussu, em 28 de fevereiro
22:36 | Jun. 19, 2018
Autor Jullie Vieira
Foto do autor
Jullie Vieira Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A Segunda Célula de Proteção Comunitária foi entregue nesta terça-feira, 19, na Barra do Ceará, na Comunidade das Goiabeiras, em Fortaleza. Ela faz parte do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) e funcionará como um ponto de apoio operacional para equipes formadas por 40 guardas municipais e 20 policiais militares, que farão o patrulhamento em motos e carros de polícias responsáveis por patrulhar todo o perímetro demarcado pela PMPU. A torre também contará com dois guardas municipais e um policial militar que farão o monitoramento através de câmeras de vigilância que estão instaladas na áreas e com o apoio de drones.
 
O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana estiveram presentes na entrega da Segunda Célula, além do vice-prefeito Moroni Torgan e autoridades do Município e do Estado. A ação, que tem parceria do Governo e Prefeitura, integra o programa "Juntos Por Fortaleza". Na ocasião também foi lançado o "Programa de Proteção Urbana".
 
Segundo RC, a entrega da Célula de Segurança contribuirá para a ressocialização da comunidade, trazendo benefícios e dando segurança para os moradores. O prefeito destacou a importância da recuperação de equipamentos no entorno da torre, como escolas, creches e o núcleo de mediação de conflitos comunitários. Ele ainda destacou a instalação da Areninha que possibilita o lazer de jovens e adultos.

Já Camilo Santana falou sobre as condições de segurança no Estado e no Brasil, e destacou a duplicação do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio). “Estamos fazendo todos os investimentos para garantir a segurança, é um desafio, é um problema sério, mas faremos sempre o possível para dar a devida resposta à população", afirmou.
 
O secretário titular da Segurança Cidadã (Sesec), Antonio Azevedo Vieira Filho, destacou que a instalação da torre de segurança fará com que os moradores se sintam mais seguros para voltar a frequentar o bairro, as praças e também fortalecerá o comércio de pequenos empresários da comunidade, contribuindo para a economia do bairro. “Irá ocorrer uma evolução nos conflitos da comunidade, a carência da segurança termina hoje, os moradores poderão ficar mais tranquilos e suas crianças poderão brincar na calçada, ou na areninha”, disse. 

Os moradores

Lirice dos Santos, 62 anos, moradora da Comunidade das Goiabeiras há mais de 25 anos, contou que agora as coisas podem vir a melhorar. Ela conta que antes estava se sentindo “presa” em sua própria casa. “Não deixo meus netos muito tempo fora de casa, trago para a calçada enquanto é dia, mas quando está perto de escurecer, entro, tenho medo. Agora, pode ser que melhore, e acabe mais com esse clima pesado, agora eu venho mais tranquila com eles”, comentou.

Everton Lucas, 18 anos, nascido e criado no bairro, contou que antes não tinha um local de lazer, mas que com a instalação da Areninha melhorou, Ainda assim, Everton relata receio em ficar fora de casa por muito tempo. Quando soube da instalação da torre de segurança, pensou na melhora da qualidade do bairro. “Agora dá pra vir mais tranquilo da escola e conversar com meus amigos na quadra, ou na praça. Acho que vai melhorar, mas não pode ser só hoje, tem que ser assim todos os dias, segurança é o tempo todo, não só na inauguração. Já perdi amigos para a violência, não quero ser ou perder mais um, afirmou.
 

O Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) 

O Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) tem a pretensão de executar um sistema de proteção de proximidade. A ideia é de trabalhar com a perspectiva nas ações preventivas integradas, atuando em diversas áreas das políticas públicas municipais, como educação, assistência social, trabalho, cultura e esporte, além do reforço à política de vigilância, com o patrulhamento de ruas e espaços públicos.

Olho vivo 

Olho vivo é uma ferramenta criada para os smartphones, que permitirá que os moradores possam fazer denúncias e chamadas de emergência. O Olho Vivo ainda está em fase de testes com a população para que auxiliem o trabalho dos agentes de seguranças que ficam na torre.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente