Participamos do

Projeto para unificar carreiras de inspetores e escrivães é lançado em Aracati

22:20 | Jun. 21, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Projeto Oficial de Polícia Judiciária (OPJ) inicia nesta quinta-feira, 21, na delegacia de Aracati. De acordo com a presidente do Sindicato da Polícia Civil, Ana Paula, a iniciativa começa com um projeto piloto e unifica a atuação dos inspetores e escrivães da Polícia Civil. Os policiais também se tornam aptos para registrar o Termo Circunstânciado de Ocorrência (TCO), que seria feito somente por delegados.

Ana Paula frisa que o projeto piloto tem uma supervisão, por enquanto, da delegada de Aracati, que funcionava apenas pela manhã e agora passa a realizar plantões. Ela destaca que, anteriormente, para realizar um Boletim de Ocorrência (B.O) ou TCO o cidadão era obrigado a se deslocar para a cidade de Russas.

Ana Paula afirma que o lançamento do OPJ seria a partir das 18 horas e o plantão começaria 20 horas. Segundo o Sindicato da Polícia Civil, o OPJ é um projeto criado pelo Sinpol para dar mais efetividade à atividade policial. Atualmente, por exemplo, em uma delegacia plantonisa há um delegado, um escrivão e três inspetores. Com o OPJ, haverá um delegado e quatro oficiais de polícia judiciária, ou seja, a unificação das funções. Ao longo das tentativas de implantação, o projeto ficou em meio à polêmica.

A Associação dos Delegados da Polícia Civil do Ceará considera a prática de TCOs por inspetores ou oficiais da Polícia Militar desvio de função. Já a Associação dos Oficiais da Polícia Militar considera a prática legal e pontua a desburocratização do procedimento.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente