Participamos do

Câmara aprova reajuste dos professores e carga horária é mantida após protesto

Professores protestaram contra aumento da carga horária e projeto foi alterado
16:10 | Jun. 19, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Professores da rede municipal de ensino de Fortaleza protestaram, na manhã desta terça-feira, 19, contra o aumento da carga horária de trabalho de 200 para 240 horas mensais. Diante da manifestação, o projeto foi alterado e a carga horária foi mantida em 200 horas mensais.
 
Segundo a diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) Gardênia Baima, o aumento de carga horária foi incluído no projeto encaminhado à Câmara como parte do acordo para o fim da greve que ocorreu entre abril e maio deste ano.
[SAIBAMAIS] 
A proposta concede aos servidores do magistério e assistentes da educação infantil aumento de 6,81%, além do reajuste geral de 2,95%, concedido ao conjunto dos servidores. O acréscimo tem objetivo de complementar o reajuste do Piso Nacional do Magistério fixado pelo Ministério da Educação para 2018. Porém, conforme a sindicalista, a proposta incluiu também o aumento do expediente de trabalho, o que,s egundo ela, "gerou uma confusão".
 
"O Piso Nacional do magistério diz que toda a jornada dos professores especialistas em todo o Brasil deve ser de 100 horas ou 200 horas", afirmou. Pelo texto, da forma como estava, passava para 120 ou 240 horas.

"Nós estamos defendendo um direito nosso. O atual gestor da Prefeitura de Fortaleza está querendo que nós voltemos a trabalhar aos sábados", reclamou a professora Ana Lúcia Alves.

Os professores permaneceram em greve durante 22 dias, entre abril e maio. Eles reivindicavam melhorias na infraestrutura nas escolas, reajuste salarial compatível com a lei do piso dos docentes e o pagamento das pecúnias - remuneração relativa a licenças anuais.
 
Redação O POVO Online
Com informações da repórter Gabrielle Zaranza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente