Participamos do

Maquiador faz trabalho gratuito para fortalecer autoestima de mulheres

23:42 | Jun. 08, 2018
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]O maquiador Raphael Lessa dedicou seis dos seus 25 anos de idade ao universo da maquiagem. O profissional, que tem um ateliê no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, começou uma ação de valorizar a beleza feminina por meio do projeto Mulheres Reais, que incentiva a maquiagem para levantar a autoestima em mulheres. No mês de maio, ele fez uma série de trabalhos gratuitos e contou diversas histórias de luta feminina.  

Raphael conversou com O POVO Online e disse que sempre utilizava modelos nas maquiagens, mas as pessoas pediam que ele trouxesse "mulheres reais". "Comecei a trazer pessoas que precisavam elevar a autoestima. A maquiagem para pessoas comuns, com melasma, com aspecto de pele mais ressecada, vitiligo", explica.

Entre as quatro mulheres que já participaram do projeto, Raphael cita uma cliente que teve vitiligo, uma outra que teve câncer de mama, uma terceira que teve um problema no nariz causado por um câncer, além de uma idosa que sofreu um acidente doméstico e perdeu o movimento das pernas.

Além da maquiagem gratuita, o profissional utiliza as redes sociais para explicar o passo-a-passo da aplicação e as técnicas, tanto para os profissionais que desejam aprender como para as próprias mulheres que desejam utilizar no dia-a-dia. "Uni meu trabalho com a história de vida dessas mulheres e valorizo a beleza delas com a minha maquiagem", relata.

Raphael explica que dá dicas de camuflagem de pele para pessoas com vitiligo, dicas de base para pele madura. "Eu faço de forma gratuita. Vou conversando com as pessoas, conheço as histórias e faço o convite", relata.

Uma das mulheres maquiadas pelo profissional é Patrícia Ananda, de 34 anos. Ela explica que teve um câncer de mama em 2013 e passou pelo mesmo problema em 2016. "Eu passei por cirurgia, quimioterapia, perdi as duas mamas e foi feita uma reconstrução imediata, mas acabei perdento uma prótese devido infecção", explica.

Ainda em busca de uma nova prótese, ela afirma que está na fila de espera do Sistema único de Saúde (SUS) e que aprendeu a trabalhar a autoestima. "A primeira vez que me olhei no espelho foi difícil, chorava e não aceitava, mas tive que mudar. Eu era bem mais do que um seio", afirma Patrícia.

Patrícia diz que recebeu o convite para participar do projeto Mulheres Reais e que foi uma experiência maravilhosa. "Ele além de ser um excelente profissional é um ser humano extraordinário. Me senti a vontade e ele me trouxe muita auto-estima", revela.

 

Serviço: 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Raphael Lessa Makeup 

Projeto Mulheres Reais  

Atendimento à domicílio e em ateliê 

Local: Conjunto Ceará

Contato: (85) 98760.9624 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente